:

Qual é o principal rio da Bacia do Paraíba do Sul?

Qual é o principal rio da Bacia do Paraíba do Sul?

Os principais rios que constituem a Bacia do Paraíba do Sul são: Rio Paraíba do Sul. Rio Paraibuna. Rio Paraitinga.

Quais são os principais afluentes do Rio Paraíba do Sul?

Os principais afluentes do rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o Paraibuna, o Piabanha, o Pomba e o Muriaé.

Quais municípios fazem parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul?

Dentre os municípios que banha, destaca-se Juiz de Fora, importante polo industrial de Minas Gerais; Rio Pomba: tem 265 km de extensão e seus principais contribuintes são os rios Novo, Piau, Xopotó, Formoso e Pardo.

Qual o nome da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul?

Atlântico-Sudeste A bacia do Rio Paraíba do Sul faz parte da região hidrográfica conhecida como Atlântico-Sudeste. O rio nasce no estado de São Paulo e deságua no oceano atlântico no estado do Rio de Janeiro, o que o torna um rio pertencente à União.

Qual é o nome do rio Paraíba do Sul?

Nasce com o nome de rio Paraitinga e atravessa os municípios de Areias, Cunha, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra e toma seu rumo até encontrar o rio Paraibuna, que numa confluência passa a se chamar rio Paraíba do Sul. Sua foz é o no município de Atafona, no Estado do Rio de Janeiro.

Quais são as cidades que o rio Paraíba do Sul passa?

Barra Mansa SapucaiaBarra do PiraíSão José dos Campos Rio Paraíba do Sul/Cidades

Qual a importância de um rio?

Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades e também dos animais. É deles que retiramos a água que usamos para beber, lavar, irrigar, cozinhar, fazer a higiene pessoal, dentre outras aplicações importantes.

Quais são os aproveitamentos do rio Paraíba do Sul?

Com seus 1.150 quilômetros de extensão, ele percorre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesses 3 estados, o rio passa por 168 municípios abastecendo uma população estimada de 13,5 milhões de pessoas, irriga mais de 60 mil hectares de plantações e é utilizado para produção de energia elétrica.