:

O que é programa de suporte ao paciente?

O que é programa de suporte ao paciente?

Os programas de suporte ao paciente reduzem a carga do sistema de saúde, apoiando os pacientes para melhor gerenciar sua condição através de programas de saúde que visam melhor qualidade de vida e tratamento adequado para doenças raras e crônicas.

O que significa PSP na área da saúde?

Programas de Suporte ao Paciente (PSP) O objetivo principal é promover diagnóstico, acesso e adesão ao tratamento e conscientização sobre saúde e qualidade de vida.

O que significa PSP na enfermagem?

Um Programa de Suporte ao Paciente (PSP) faz seu acompanhamento desde o diagnóstico, o orienta no acesso ao medicamento e trabalha para a sua adesão total ao tratamento. Este sucesso tem na abordagem multidisciplinar um componente importante. "O remédio sozinho muitas vezes não é o único benfeitor de uma terapia.

O que é terapia de suporte?

Segundo ele, os cuidados paliativos, hoje chamados de “terapia de suporte”, são voltados aos pacientes com indicação curativa, e não apenas aos que estão em condição de terminalidade.

O que é tratamento de doença?

Os tratamentos são recursos que aliviam sintomas, corrigem alterações orgânicas ou funcionais, curam doenças ou oferecem mais qualidade de vida ao paciente. Há diferentes tipos, como terapêutico, paliativo ou preventivo, mas todos têm um papel importante na manutenção da saúde física, mental e estética.

Para que serve o exame PSP?

Diagnóstico de PSP Esse teste pode detectar a perda de movimentos oculares voluntários, mas a preservação dos movimentos oculares involuntários que é característica de paralisia supranuclear progressiva e confirma o diagnóstico.

Quanto tempo vive uma pessoa com paralisia supranuclear progressiva?

Dito isso, de forma geral, estes pacientes costumam se tornar dependentes dos cuidados de terceiros em aproximadamente 3-4 anos após o início dos sintomas, culminando usualmente em morte com uma média de 6-9 anos após o diagnóstico.

O que é terapia periodontal de suporte?

A Manutenção Periodontal (MP) ou Terapia Periodontal de Suporte (TPS) é o grupo de procedimentos executados em intervalos selecionados para auxiliar o paciente na manutenção da saúde periodontal6.

Tem cura para doenças crônicas?

Em geral, doença crônica não tem cura. Porém, dependendo da doença pode haver cura, mas ela leva mais tempo para ser curada. É o caso da obesidade e da depressão, por exemplo, que são consideradas doenças crônicas e podem ser curadas.

O que causa PSP?

Paralisia supranuclear progressiva, também conhecida pela sigla PSP, é uma doença neurodegenerativa rara, que provoca a morte gradual de neurônios em determinadas áreas do cérebro, causando comprometimento da motricidade e das capacidades mentais.

O que causa a doença PSP?

Causas de PSP O mecanismo que causa PSP não é sabido inteiramente. Parece que há umas quantidades patológicas de proteína da tau que agregam no cérebro. Este tipo de proteína é ligado igualmente a outras desordens neurodegenerative que incluem a doença de Parkinson.

O que é e paralisia supranuclear progressiva?

A paralisia supranuclear progressiva é uma rara doença degenerativa do sistema nervoso central que prejudica progressivamente os movimentos oculares voluntários e causa bradicinesia, rigidez muscular com distonia axial progressiva, paralisia pseudobulbar e demência.

O que é oftalmoplegia supranuclear progressiva?

A paralisia supranuclear progressiva é caracterizada por movimentos lentos, rigidez muscular, problemas para movimentar os olhos e uma tendência a queda para trás. A paralisia supranuclear progressiva progride rapidamente e resulta em uma rigidez muscular e incapacidade mais grave que a doença de Parkinson.

Quais os objetivos da terapia periodontal de suporte?

O objetivo da TPS é manter os resultados da terapia periodontal ativa, restabelecendo a saúde do paciente, diminuindo a recorrência da doença periodontal e da mortalidade dentária.

Como é feita a terapia periodontal?

Como é feita a terapia periodontal Fabíola explica: “O paciente é avaliado como um todo, medicação que usa, cáries, tratamento endodôntico necessário, etc. Com o resultado dessa avaliação, e de acordo com o diagnóstico, o paciente será encaminhado a um especialista que solicitará laudos”, esclarece a profissional.