:

O que a violência obstétrica?

O que a violência obstétrica?

Violência Obstétrica caracteriza-se por abusos sofridos por mulheres quando procuram serviços de saúde na hora do parto. Os maus tratos podem ocorrer como violência física ou psicológica, gerando vários traumas às mulheres.

Qual intervenção no parto que é proibida por lei?

Entende-se por violência obstétrica toda ação ou omissão direcionada à mulher durante o pré-natal, parto ou puerpério, que cause dor, dano ou sofrimento desnecessário à mulher, praticada sem o seu consentimento explícito ou em desrespeito à sua autonomia.

Quais as penalidades para quem pratica violência obstétrica?

Pena, detenção de 3 meses a 1 ano. À conduta poderá ser somada a da violência, aumentando a pena até seu dobro, na mesma linha quando ocorrer o concurso de mais de 3 agentes no ato de constrangimento ilegal.

Quais procedimentos são violência obstétrica?

A violência obstétrica é a prática de procedimentos e condutas que desrespeitem e agridam a mulher na hora do gestação, parto, nascimento ou pós-parto. Na prática, se considera violência obstétrica os atos agressivos tanto de forma psicológica quanto física.

O que fazer em caso de violência obstétrica?

A denúncia pode ser feita no próprio hospital, clínica ou maternidade em que a vítima foi atendida; é possível também ligar para o disque 180, disque 136 ou para 6 da Agência Nacional de Saúde Suplementar para reclamar sobre o atendimento do plano de saúde.

O que é plano de parto SUS?

O plano de parto é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e consiste na elaboração de uma carta pela mulher grávida, com a ajuda do obstetra e durante a gravidez, onde ela regista as suas preferências em relação a todo o processo do parto, procedimentos médicos de rotina e cuidados do recém-nascido.

Como fazer plano de parto no SUS?

O ideal é entregar o plano de parto quando der entrada no hospital, apresentar para o Obstetra ou para a Enfermeira que estará na assistência e pedir que assinem (ou carimbem) uma cópia, antes de anexar ao prontuário. É interessante levar várias cópias.

Quais são as intervenções no parto?

Nós consideramos como intervenções durante o trabalho de parto: uso de cateter venoso, ocitocina para aceleração do trabalho de parto, amniotomia (para mulheres com bolsa íntegra na admissão) analgesia raque/epidural; e finalmente como intervenções durante o parto: litotomia, manobra de Kristeller e episiotomia para ...

O que é intervenção no parto?

Blog do Parto Humanizado Categoria: Intervenção do Parto Indução do trabalho de parto é o uso de métodos medicamentosos ou naturais para fazer com que o trabalho de parto tenha início, ou seja, para que as contrações do útero comecem a acontecer.

Quem pratica violência obstétrica?

O termo violência obstétrica se refere aos diversos tipos de agressão a mulheres gestantes, seja no pré-natal, no parto ou pós-parto, e no atendimento de casos de abortamento.

O que é considerado violência obstétrica e quais as penalidades para quem pratica esse tipo de violência?

A violência obstétrica é a prática de procedimentos e condutas que desrespeitem e agridam a mulher na hora do gestação, parto, nascimento ou pós-parto. Na prática, se considera violência obstétrica os atos agressivos tanto de forma psicológica quanto física.

Como processar por violência obstétrica?

É importante reunir documentos, como cópia do prontuário médico e o cartão de acompanhamento da gestação. Outra opção é fazer a denúncia por telefone pelos canais Violência Contra a Mulher – 180, ou disque-saúde - 136.

Quais as consequências da violência obstétrica?

Resultado: transtornos comportamentais, de adaptação e ansiedade são as consequências psicossociais mais comuns presente entre as mulheres que sofreram violência obstétrica. Conclusão: A violência obstétrica é uma ação cotidiana na prática assistencial do profissional de saúde que a aplica.