:

O que é esofagite eosinofílica?

O que é esofagite eosinofílica?

A esofagite eosinofílica (EoE) é uma doença crônica imunomediada, caracterizada pela infiltração de eosinófilos na mucosa do esôfago – há presença de 15 ou mais eosinófilos por campo de grande aumento – e associada a sintomas semelhantes à doença do refluxo gastroesofágico, refratários às medidas antirrefluxo.

O que causa esofagite eosinofílica?

A causa da esofagite eosinofílica é provavelmente uma resposta imunitária a antígenos alimentares em pacientes com suscetibilidade genética; os alergênios ambientais também podem desempenhar algum papel. Inflamação esofágica crônica não tratada pode por fim levar a estreitamento e estenose.

Como curar esofagite eosinofílica?

Embora não tenha cura, a esofagite eosinofílica pode ser controlada com o tratamento adequado, que deve ser orientado por um gastroenterologista e/ou um imunoalergologista e que normalmente inclui alterações na dieta e uso de alguns medicamentos, como antiácidos e corticoides.

Quais alimentos podem causar esofagite?

1. Dieta para esofagite
  • Bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas;
  • Pimenta, molhos, sal, açúcar e alho;
  • Carnes gordurosas e frituras;
  • Café;
  • Balas, chicletes e doces industrializados.

O que pode comer quem tem esofagite eosinofílica?

Dieta de eliminação empírica: consiste na exclusão dos principais alérgenos (leite, ovo, soja, trigo, amendoim/oleaginosas, peixes/frutos do mar). Além disso, a eliminação empírica dos 4 alérgenos mais comuns (leite, soja, trigo e ovo) também se revelou eficaz.

Como tratar esofagite alérgica?

Esofagite eosinofílica: tratamento usa medicação para controlar os sintomas e dieta para evitar alergias alimentares. Eosinófilos são células inflamatórias muito comuns em quadros alérgicos. A inflamação crônica da mucosa que cobre o esôfago com grande concentração dessas células é chamada esofagite eosinofílica.

Quais alimentos causam esofagite eosinofílica?

Assim, o tratamento é feito com base na união de dieta restritiva e medicamentos. Os principais alimentos identificados como desencadeantes da alergia alimentar e, consequentemente, da esofagite eosinofílica são: leite de vaca, trigo, ovo, soja e peixes/frutos do mar.

Como tratar a esofagite eosinofílica?

Tratamento da Esofagite Eosinofílica O tratamento da EoE tem três pilares principais: drogas, dieta e dilatações. O tratamento com IBP são a primeira linha terapêutica para esses pacientes. Em geral, utiliza-se 1 mg/Kg/dose de 12/12 h, por 8 a 12 semanas, quando geralmente se repetirá a endoscopia.