:

O que é aprendizagem significativa para Ausubel?

O que é aprendizagem significativa para Ausubel?

Para Ausubel, quando alguém atribui significados a um conhecimento a partir da interação com seus conhecimentos prévios, estabelece a aprendizagem significativa, independentemente de esses significados serem aceitos no contexto do sujeito.

Qual o objetivo da aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa é aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente.

O que é afinal aprendizagem significativa?

A Aprendizagem Significativa é uma teoria que integra, socializa e dinamiza a aprendizagem mediante o conhecimento prévio do aluno ao mais elaborado e sistematizado. Por meio de uma prática educativa significativa pode se alcançar um ensino transformador na reciprocidade na relação entre professor e aluno.

Quais os principais conceitos desenvolvidos por Ausubel?

Ausubel elaborou a teoria da aprendizagem significativa que definiu como o processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. A Estrutura cognitiva é uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo.

Qual é a centralidade apontada na teoria da aprendizagem de David Ausubel?

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. ... Os subsunçores são estruturas de conhecimento específicos que podem ser mais ou menos abrangentes de acordo com a freqüência com que ocorre aprendizagem significativa em conjunto com um dado subsunçor.

Em que consiste a teoria da assimilação proposta por David Ausubel?

A teoria da assimilação de David Paul Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.

O que a Bncc fala sobre aprendizagem significativa?

As condições para que ocorram a aprendizagem significativa são a adoção de materiais e estratégias potencialmente criativas, por parte do docente, e a predisposição para aprender, por parte do estudante. Os conhecimentos prévios e as atribuições de sentido dependem das interações sociais.

O que fazer para tornar uma aprendizagem significativa?

Para que a aprendizagem ocorra é preciso que, primeiramente, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. Logo, a primeira preocupação do professor deve ser a de ajudar o aluno a construir sentido sobre o que irá aprender e não a de apresentar conceitos e procedimentos prontos.

Qual o conceito de aprender?

Quando pensamos sobre o que é aprender, associamos o conceito à capacidade de adquirir algum tipo de conhecimento. Esse processo ocorre de diferentes maneiras, como a observação direta, raciocínio, hábito, estudo e, mesmo, por meio da convivência com outras pessoas.

Quais são os tipos de aprendizagem significativa?

Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

O que significa a palavra Subsunçores?

Em termos simples, subsunçor é o nome que se dá a um conhecimento específico, existente na estrutura de conhecimentos do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto.

O que David Ausubel sugere quando existem ausências de Subsunsores no processo de Ensino-aprendizagem?

Ausubel et al (1978) propõe, na ausência dos subsunçores especificamente relevantes na estrutura cognitiva do aluno, que o professor faça uso dos organizadores prévios, que consistem em âncoras criadas com a finalidade de influenciar a estrutura cognitiva, promovendo a articulação de conceitos aparentemente não ...

Qual é o papel do Subsunçor no processo de Ensino-aprendizagem?

Para Ausubel, Novak e Hanesian (1978), os subsunçores podem ser definidos como esteios ou pilares, pois servem de suporte para a ancoragem de um novo conhecimento que se deseja reter. Nessa interação, os novos conceitos irão se ligar para posteriormente serem incorporados à estrutura cognitiva de forma mais completa.

O que é a inclusão Obliteradora?

2 Inclusão obliteradora - é o processo de interação entre o material de aprendizagem e os conceitos inclusores. Tanto o conceito inclusor como o novo material ficam modificados.

Qual a teoria da aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa, conceito central da teoria de Ausubel, envolve a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor. ... No entanto, Piaget não enfatiza o conceito de aprendizagem. Sua teoria é de desenvolvimento cognitivo, não de aprendizagem.

Como o professor pode promover uma aprendizagem significativa?

A compreensão das atitudes a serem adotadas em cada etapa, capacita o professor a promover a aprendizagem significativa. Na etapa “sentir”, a compreensão básica do professor precisa ser de que o aluno precisa construir um sentido real e concreto com relação ao conteúdo apresentado.

O que significa o fato de aprender?

Aprender é a capacidade de adquirir algum tipo de conhecimento. Normalmente, está associada ao ser humano, mesmo assim não devemos esquecer que alguns animais também possuem essa capacidade. Aprendemos porque somos inteligentes, isto significa que nosso cérebro está projetado para assimilar conhecimento.

O que é o ato de aprender?

Aprender no dicionário significa adquirir o conhecimento de, ficar sabendo, instruir-se e, isso é válido para todas as situações de nossas vidas. ...

O que fazer para tornar o processo de aprendizagem significativo na realidade brasileira atual?

Dessa forma, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário: disposição do sujeito para relacionar o conhecimento; material a ser assimilado com “potencial significativo”; e existência de um conteúdo mínimo na estrutura cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades ...