:

É viável dessalinizar a água do mar?

É viável dessalinizar a água do mar?

A dessalinização da água do mar e de águas salobras é comum em países desérticos ou com pouca disponibilidade de água potável, como no Oriente Médio e na África. Mas o seu uso não se restringe a esses locais e já está bastante difundido no mundo.

Quais países fazem a dessalinização da água do mar?

A lista dos seis maiores produtores de água dessalinizada – Arábia Saudita (onde o método responde por 70% da água potável consumida), Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Espanha, Kuwait e Japão – ainda mostra que a dessalinização é associada majoritariamente a países ricos.

Porque não começam a dessalinizar a água do mar?

Dessalinizar custa de duas a três vezes mais do que submeter a água doce ao tratamento convencional. Abastecimento A outra dificuldade é levar a água até regiões distantes do oceano. Depois de dessalinizar a água, seria necessário bombeá-la por longas distâncias para chegar às populações.

Por que ainda é um problema o processo de dessalinização da água?

Bem, o problema é que as técnicas utilizadas para dessalinizar a água costumam ser bastante dispendiosas e, em muitos casos, não são viáveis para uma determinada região. Elas são mais necessárias em locais onde a água doce é bastante limitada ou escassa, como regiões áridas.

Como é o processo de dessalinização?

Ocorre quando é empregada uma forte pressão sobre a água, de modo a deslocá-la em direção a algumas membranas que são capazes de separar praticamente toda a água dos sais minerais e outras impurezas presentes no volume original.

Quais países utilizam a técnica de dessalinização?

Segundo a Associação Internacional de Dessalinização (IDA), o tratamento já é utilizado em 150 países, como Austrália, Estados Unidos, Espanha e Japão. O caminho para ampliar a oferta de água parece óbvio. Afinal, 97,5% da água do planeta azul está no mar.

Como funciona o processo de osmose reversa na dessalinização da água do mar?

Na osmose reversa utilizada na dessalinização da água para potabilização, ocorre a difusão de solvente da solução mais concentrada para a menos concentrada, onde a água é limpa.

Qual a importância da dessalinização da água?

A vantagem da dessalinização da água é a possibilidade de garantir a distribuição de água potável para regiões carentes desse recurso, podendo transformar-se em uma boa saída para o problema da sede em várias partes do mundo.

Para que serve a dessalinização?

A dessalinização é um processo físico-químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, microrganismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, para obter água potável para consumo.

Quais são os métodos de dessalinização existentes *?

Em todo o mundo são utilizados quatro tipos de dessalinização: Osmose Reversa, Destilação Multiestágios, Dessalinização Térmica e o método por Congelamento.
  • Osmose reversa: Este processo ocorre quando se exerce forte pressão em uma solução salina. ...
  • Figura 2: Processo de destilação.

Quais são os países que aplicam esse método para obter água potável?

É o caso, por exemplo, da Arábia Saudita, cujo processo dá conta de cerca de 70% de toda a água doce consumida no país. Outros países que também adotam essa estratégia são Israel, Emirados Árabes, vários estados dos Estados Unidos, Kwait, Japão, Austrália, Argélia, entre outros.

O que é dessalinização qual sua importância e as vantagens e desvantagens desse processo?

A dessalinização da água é um processo de tratamento que retira da água do mar o excesso de cloreto de sódio e outros sais minerais, micro-organismos e demais componentes prejudiciais à saúde, tornando esta água apropriada para o consumo.