O que é condensação e deslocamento?
O que é condensação e deslocamento?
Para Freud, o sonho é produzido por dois elementos centrais, os quais são trabalhados pela psicanálise na análise do significado dos sonhos: a condensação e o deslocamento. ... A condensação é o resumo das ideias que têm pontos em comum e uma analogia entre si.
O que é condensação e deslocamento na psicanálise?
Condensação e deslocamento para Freud É um dos modos essenciais de operação dos processos inconscientes (opostos e complementares ao deslocamento). É uma representação única que representa, por si só, várias cadeias associativas. Além disso, a intersecção se encontra.
O que é o mecanismo de condensação?
É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.
São exemplos de deslocamento?
O que significa deslocamento? Se um objeto se move em relação a um referencial (por exemplo, se um professor se move para a direita com relação à lousa ou um passageiro se move em direção à parte traseira de um avião), então a posição do objeto varia. Essa variação na posição é conhecida como deslocamento.
O que significa deslocamento para Freud?
Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.
O que é Figurabilidade?
Significado de Figurabilidade substantivo feminino Qualidade ou caráter de figurável. Etimologia (origem da palavra figurabilidade). Figurável + i + dade.
Como determinar o deslocamento?
Na fórmula acima, ΔS é chamado de deslocamento e mede a distância entre as posições final (Sf) e inicial de um móvel (S0), portanto, ΔS = Sf - S0. O intervalo de tempo decorrido entre a passagem do móvel pelas posições inicial e final é dado por Δt, calculado pela expressão Δt = tf – t0.
Qual é o deslocamento?
O deslocamento é o módulo do vetor que liga as posições final e inicial de um móvel, enquanto o espaço percorrido é a soma de todos os deslocamentos lineares de um móvel.
Como Freud descreve a identificação?
Conforme explicitado por Freud em Psicologia de grupo e análise do ego (1921), a identificação compõe a forma mais primitiva de se expressar vínculo emocional com outra pessoa, desempenhando importante função na história primitiva do Complexo de Édipo, já que prepara o caminho para este.
O que é identificação para Ferenczi?
A introjeção, tal como foi pensada por Ferenczi em 1909, é o processo responsável pela interiorização de relações predominantemente libidinais. ... A identificação com o agressor e a identificação melancólica seriam, então, decorrentes de um processo de incorporação e manifestam justamente que não aconteceu a introjeção.
O que é chiste para a psicanálise?
Ou seja, o chiste é também uma forma de expressão do inconsciente. As piadas, principalmente as tendenciosas, serviriam como uma forma de liberar determinados pensamentos inibidos. Em seu livro, Freud chamou a atenção para o fato de que o cômico não foi objeto de muitos estudos até então.
O que é a frustração para Freud?
Para Freud, a frustração aparece como uma variação das satisfações parciais em torno de uma proibição que é simbólica - a própria insígnia da castração - e se acha regulamentada nas leis da cultura impeditivas do acesso à satisfação irrestrita.
O que é a elaboração onírica?
O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.
Qual foi o papel da regressão no sonho de Freud?
Freud (1917) quando descreveu regressão nos sonhos colocou que o que acontece nos sonhos alucinatórios e uma excitação que se move em direção retrocedente. ... Freud fala então de regressão no sonho, quando uma representação é transformada na imagem sensorial que originalmente derivou.