Porque não existe avião nuclear?
Porque não existe avião nuclear?
O projeto foi cancelado em 1969 devido aos altíssimos custos e o risco considerável de um acidente nuclear. Durante a carreira dos “aviões nucleares”, felizmente nenhum acidente foi registrado, tanto na URSS como nos EUA.
O que é movido à energia nuclear?
Um sistema termonuclear (NTP) usa um reator nuclear para gerar calor a partir de um combustível de urânio. Essa energia térmica aquece um propelente líquido, geralmente hidrogênio líquido, que se expande em gás e é disparado pela extremidade posterior, produzindo impulso.
Como funciona a propulsão nuclear?
Nos submarinos com propulsão nuclear, a fonte de energia é um reator nuclear, cujo calor gerado vaporiza água, possibilitando o emprego desse vapor em turbinas que podem acionar geradores elétricos ou o próprio eixo propulsor.
Como funciona um motor nuclear?
A energia gerada em forma de calor faz com que a temperatura da água se eleve no interior do reator, a ponto de ela ser transformada em vapor. Esse vapor aciona uma turbina, que gera a energia elétrica.
Como funciona os motores dos aviões?
As turbinas são ligadas por um eixo ao fan e aos compressores do motor. Ao receber os gases quentes da queima, elas são acionadas e movimentam todo o conjunto do motor. Depois de passar pelas turbinas esses gases são expelidos pelo bocal propulsor. O conjunto da turbina é formado por vários discos.
Como funciona o vôo de um avião?
O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
O que é propulsão térmica?
A propulsão térmica nuclear (NTP) fornece impulso reduzindo a pressão do hidrogênio através do calor de um reator nuclear. Isso gera um forte impulso, mas é insuficiente para impulsionar um primeiro estágio do foguete, ou uma espaçonave SSTO.
Como funciona o motor de um submarino nuclear?
Submarinos nucleares empregam o uso de reatores nucleares, que são responsáveis por essa tarefa. Eles geram eletricidade que alimenta motores elétricos, ligados ao eixo da hélice. É, também possível, usar o calor do reator para produzir vapor, que pode alimentar turbinas movidas ao vapor.
O que precisa para um avião voar?
Para que o avião vença seu próprio peso e se mantenha no ar, ele precisa de asas especais. Elas têm a parte de cima curvada e a de baixo, reta. Com isso, o ar corre mais depressa por cima da asa do que por baixo dela, o que mantém a aeronave lá no céu, entre as nuvens.
Como o avião faz para parar?
Isso é feito através de conchas defletoras que acionam e desviam os gases oriundos da turbina forçando-os a formar um ângulo de 45 graus, o que produz uma força de empuxo contrária ao sentido normal de deslocamento da aeronave gerando forte desaceleração.