:

Quais são as consequências positivas do El Niño no Brasil?

Quais são as consequências positivas do El Niño no Brasil?

No Sul e Sudeste, os meses de inverno possuem temperaturas mais amenas quando o El Niño se desenvolve. Nesse caso, o El Niño oferece possibilidades de colheitas mais rentáveis, pois o aumento das chuvas e os invernos menos intensos contribuem para a agropecuária.

Quais as consequências do La Niña?

Como o La Niña atinge os diferentes países A Colômbia e a Austrália são sobrecarregadas com as chuvas, podendo sofrer com inúmeras enchentes durante o período do fenômeno. Em contrapartida, ele causa uma forte redução de precipitação no oeste da Argentina e do Chile, e em países como Peru, Paraguai e Equador.

Qual é a região brasileira onde ambos os fenômenos El Niño e La Niña provocam impactos negativos do ponto de vista social e econômico?

Região Sudeste: Não há padrão característico de mudança das chuvas e nem na temperatura.

Quando ocorre o El Niño?

Ocorre em intervalos médios de 4 anos. Esse aquecimento é geralmente observado no mês de dezembro, próximo ao Natal, por isso recebeu o nome de “El Niño”, em referência ao “Niño Jesus” (Menino Jesus), que foi dado por pescadores peruanos.

O que é ressurgência e por qual motivo ela afeta a produtividade pesqueira?

O afloramento ou ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas subsuperficiais, mais frias, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas superficiais no oceano. A maior disponibilidade em regiões de afloramento resulta em altos níveis de produtividade primária e produção pesqueira.