Qual o principal representante da ética das virtudes?
Qual o principal representante da ética das virtudes?
Aristóteles
Nesta e nas próximas publicações, nós veremos algumas delas. A primeira que gostaríamos de mencionar brevemente, apenas para iniciarmos as reflexões que ainda serão desenvolvidas, é a Ética das virtudes, a qual tem como principal representante o filósofo grego Aristóteles.
Como se aplica a virtude associada a ética?
A partir dessas considerações pode-se propor uma definição mais elaborada de virtude ética: A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática.
Qual a principal virtude ética Segundo Sócrates?
Para este filósofo, a justiça é a principal virtude ética. Já as virtudes dianoéticas são a filosofia, as artes e a sabedoria prática.
Como a ética de virtudes pode ser aplicada na bioética?
A ética de virtudes na bioética Tal teoria chama a atenção pelo fato de conter argumentos fortes e se apoiar numa tradição de relevância, a saber, a tradição aristotélica. Ela sustenta, basicamente, que não são os princípios, mas o caráter virtuoso dos agentes que torna possível a moralidade das ações.
Qual a virtude mais importante para Aristóteles?
Ao conceituar justiça Aristóteles a definiu como virtude completa e que por isso, a justiça é muitas vezes considerada a maior das virtudes e mais plena.
Qual é a ética que podemos identificar em Sócrates?
Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
O que é o bem para Sócrates?
Para Sócrates, o homem, por natureza, procura sempre o bem, mas nem sempre pratica o bem. Todavia, quando pratica o mal, não o faz porque se trate do mal, mas porque espera daí receber algum bem, ainda que esse bem seja em função de um interesse particular.