:

Porque petéquias na meningite?

Porque petéquias na meningite?

Nos pacientes que apresentam meningite meningocócica, que é aquela provocada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo, podem surgir pequenas manchas puntiformes, vermelhas ou violáceas, pelo corpo, chamadas de petéquias.

Qual o agente infeccioso causador de meningite mais comum no período neo natal?

No período neonatal, os patógenos mais envolvidos na gênese das meningites são Streptococcus do grupo B (Streptococcus agalactiae), Escherichia coli e Listeria monocytogenes, raríssima entre nós, cuja incidência varia de acordo com a área geográfica e socioeconômica estudada.

Quais as manifestações clínicas e quadro da doença que podem ocorrer na meningite meningocócica?

Quais as manifestações clínicas da MM? As manifestações clínicas de MM são indistinguíveis do quadro clínico de meningite causada por outras bactérias. Podem ocorrer febre, mialgia, náuseas e vômitos. Febre, rigidez de nuca e alteração do estado mental estão presentes em aproximadamente 27% dos casos.

Qual a diferença entre meningite e meningococcemia?

Ambas são denominadas doenças meningocócicas. Meningite é a inflamação das meninges no cérebro, e a meningococcemia é quando a bactéria se espalha pelos diversos órgãos do corpo. Alguns pacientes podem ter as duas formas de apresentação da doença meningocócica.

Qual a bactéria responsável pela meningite?

Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são: Neisseria meningitidis (meningococo) Streptococcus pneumoniae (pneumococo)

Quais os sintomas de quem está com meningite?

Além da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente, um exame laboratorial é realizado por meio da coleta por punção lombar para confirmar o diagnóstico. Nele, é coletada uma pequena amostra do líquor, ou líquido céfalo-raquidiano, do canal vertebral.

Pode nascer com meningite?

A meningite bacteriana é uma infecção das camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) causada por bactérias. Recém-nascidos com meningite bacteriana são geralmente irritáveis, vomitam ou podem ter convulsões.

O que é a meningococcemia?

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.

Qual a forma de transmissão da meningite?

Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão é fecal-oral.

Como se pega Neisseria meningitidis?

A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria, ou seja, são necessários contato e convívio no mesmo ambiente. Algumas pessoas podem apresentar e transmitir a bactéria sem estar doentes.