:

O que foi a Ilíada e A Odisseia?

O que foi a Ilíada e A Odisseia?

Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.

Por que a Odisseia é uma obra importante?

Considerada a segunda obra da literatura ocidental, a Odisseia integra o início do cânone literário da região. Juntamente com a Ilíada, do mesmo autor, faz parte das leituras fundamentais da Grécia Antiga que continuam influenciando nossas narrativas e imaginário coletivo.

Quais os temas da Ilíada e da Odisseia?

“Canto, ó deusa, a cólera de Aquiles” é o verso inicial e o tema central da Ilíada, que em seus mais de 15 000 versos relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas conseqüências na Guerra de Tróia, na qual mata Heitor, o fi lho do rei de Tróia.

Qual é a importância de obras como a Ilíada e A Odisséia?

A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. ... Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.

Qual o conteúdo do poema Ilíada?

A Ilíada tem por assunto a narrativa dos combates travados diante de Troia, pelos gregos. Segundo o poeta Homero, a Guerra de Troia foi consequência do rapto de Helena, filha de Píndaro, rei da cidade grega de Esparta.