:

Quando suspeitar de mieloma múltiplo?

Quando suspeitar de mieloma múltiplo?

Para confirmar o diagnóstico de mieloma múltiplo, é preciso fazer alguns outros testes. Deve-se verificar se há um aumento da porcentagem de um tipo de célula do sangue, o plasmócito, na medula óssea. Isso é feito por meio do mielograma e da biópsia de medula óssea.

Quais os sintomas de Gamopatia monoclonal?

Esse distúrbio não costuma causar sintomas. Assim, quase sempre é descoberto por acaso, quando são feitos exames laboratoriais por outros motivos, tais como medição de proteínas no sangue. No entanto, o anticorpo monoclonal pode se unir aos nervos e causar dormência, formigamento e fraqueza.

O que é um mieloma?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Quais são as causas do mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.

Para que serve o exame Kappa?

A razão kappa/lambda do Freelite® é tão importante para o diagnóstico e monitoramento do MM, quanto os níveis de cadeias leves kappa e lambda. Quando o nível de kappa ou lambda é muito alto e a outra cadeia leve é normal ou baixa, então a razão é anormal e indica que o Mieloma Múltiplo está ativo.

Em que consiste o mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo é um tumor maligno que se desenvolve nas células plasmáticas (glóbulos brancos) produzidas na medula óssea (tecido gelatinoso que preenche a cavidade dos ossos) e responsáveis pela produção dos anticorpos que compõem o sistema de defesa do organismo contra infecções por vírus, bactérias ou fungos, ...