Como funciona agente autônomo XP?
Como funciona agente autônomo XP?
Não existe vinculo empregatício entre
XP e AAIs. A atividade do
Agente Autônomo, por sua vez, é regulamentada por normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), onde todos os assessores de investimentos devem possuir participação societária na empresa que atua.
O que precisa para ser um agente de investimentos?
Os requisitos básicos dessa carreira são: espírito empreendedor, conhecer o mercado de capitais, ter contrato com uma corretora de valores e possuir registro na CVM. Lembre-se de que o registro na CVM só é possível após a aprovação na prova da Ancord. Esse é um exame que exige estudos e dedicação.
Quem pode contratar agentes autônomos de investimentos?
Para exercer suas atividades, os
agentes autônomos devem ser credenciados por entidade credenciadora autorizada pela CVM. ... O registro para o exercício da atividade de
agente autônomo de investimento é concedido automaticamente pela CVM à pessoa natural e à pessoa jurídica credenciadas.
Como é remunerado um agente autônomo de investimento?
Como o
agente autônomo é
remunerado Um
agente autônomo de investimento não possui salário. Ele é
remunerado de forma variável, de acordo com as comissões repassadas pela corretora sobre os produtos contratados pelos clientes. É a famosa taxa de rebate, embutida nos produtos financeiros, como os fundos de
investimento.
O que fazem os agentes autônomos de investimentos?
Esse profissional é responsável por prospectar clientes e orientá-los a respeito das melhores opções de
investimento de acordo com o perfil de cada um, como renda fixa, fundos imobiliários, ações, derivativos, entre outros. O AAI tira todas as dúvidas do cliente e o auxilia nos processos operacionais do
investimento.
Como assessores de investimento ganham dinheiro?
Mas antes, vamos à resposta: o
assessor de investimento é remunerado por comissões. Em vez de o investidor pagar diretamente para o agente autônomo, o profissional recebe uma porcentagem de cada produto financeiro que ele indica.
O que é necessário para ser um AAI?
De acordo com regulamento da CVM, o interessado em se tornar um AAI – agente autônomo de investimento – precisa:- Ter domicílio no Brasil;
- Ter o ensino médio concluído (no Brasil ou no exterior);
- Ter sido aprovada(o) em exame técnico específico para agente autônomo de investimento, organizado pela ANCOR;
Como funciona a remuneração de um AAI?
Os AAIs não recebem um salário fixo, mas comissões, chamadas de rebates, conforme o produto vendido. Um assessor que atende clientes do segmento private, mais endinheirados, tende a ganhar mais do que um profissional dedicado a investidores com patrimônio mais baixo, por exemplo.
Quem credencia AAI?
A atividade profissional de agente autônomo de investimento somente pode ser exercida por pessoa física domiciliada no Brasil e autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O que pode fazer um AAI?
O
AAI pode trabalhar vinculado a corretoras e casas de investimento ou de maneira autônoma. Esse profissional é responsável por prospectar clientes e orientá-los a respeito das melhores opções de investimento de acordo com o perfil de cada um, como renda fixa, fundos imobiliários, ações, derivativos, entre outros.