:

Quanto tempo demora um processo judicial de usucapião?

Quanto tempo demora um processo judicial de usucapião?

Em regra, o procedimento deverá durar cerca de 120 dias. Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada.

Quanto custa entrar com pedido de usucapião no cartório?

Inicialmente é necessário contar com um advogado especialista em usucapião, uma vez que a lei exige a presença de um advogado para usucapião. Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso.

Como fazer usucapião judicial?

Para fazer o pedido de Usucapião, o possuidor interessado deverá contratar um advogado que irá analisar o caso, providenciar a documentação necessária e, então, ingressar com a ação Judicial ou com o Requerimento Extrajudicial no Cartório de Registro de Imóveis.

Qual a diferença de usucapião extrajudicial e judicial?

Como a palavra já fala, judicial é feito diretamente com um juiz, através de um processo no fórum, extremamente complexo e demorado. No entanto, o novo procedimento de usucapião extrajudicial surgiu em 2015 e é feito sem a necessidade de intervenção de um juiz, diretamente no cartório, de forma mais simples e rápida.

Quanto custa planta e memorial descritivo para usucapião?

Fica sempre entre R$ 900,00 à R$ 1.500,00, depende muito da região e tamanho do seu imóvel e lote. Dependendo da situação financeira da família, conseguimos conceder descontos Pro Labore.

Como regularizar um imóvel por usucapião?

A primeira providência de quem pretende regularizar um imóvel, através do processo de usucapião, é descobrir a natureza do bem, ou seja, constatar se tratar de propriedade particular, pois a lei impede usucapião sobre bens públicos.