:

O que marcou a Terceira Revolução Industrial?

O que marcou a Terceira Revolução Industrial?

Durante a Terceira Revolução Industrial houve o desenvolvimento nas áreas de informática, eletrônica e robótica. Nesse período foram criados diversos produtos ligados à tecnologia. Algumas invenções da década de 1950 foram se aprimorando ao longo dos anos e permanecem até hoje.

Quais são as principais características da Terceira Revolução Industrial?

A principal característica dessa fase é a automatização total das fábricas por meio dos sistemas ciberfísicos, marcados pela introdução de nanotecnologia, neurotecnologia, inteligência artificial, robôs, impressão 3D, biotecnologia e outras tecnologias jamais vistas.

Quais países estão na fase da Terceira Revolução Industrial?

Já na Terceira Revolução Industrial, a industrialização espalhou-se para países como Estados Unidos, Japão, Alemanha e, posteriormente, para o mundo todo. No período pós-Segunda Guerra Mundial, países como o Japão e Alemanha estavam em processo de recuperação, após terem sido devastados.

Quais foram as consequências da Terceira Revolução Industrial?

As principais consequências da Terceira Revolução Industrial foram:
  • muitos avanços no campo da medicina;
  • criação de robôs capazes de fazer trabalhos minuciosos e mais precisos;
  • técnicas na área da genética que melhoraram a qualidade de vida da população;
  • consolidou-se o capitalismo financeiro;

Quais são as principais características da primeira revolução industrial?

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

Quais os países mais importantes da Terceira Revolução Industrial?

Os países que comandam as transformações da Terceira Revolução Industrial são os Estados Unidos, com produção na área da informática e das telecomunicações; o Japão com investimentos em pesquisas sobre robótica e microeletrônica e ainda a Alemanha, com pesquisas na área da biotecnologia.

Quais as consequências da revolução industrial para a sociedade?

Consequências da Primeira Revolução Industrial: ... Crescimento da produtividade – devido ao surgimento de indústrias; Surgimento de novas tecnologias – incentivo à pesquisa; Surgimento de camadas sociais – a sociedade passou a ser dividida entre a burguesia (dona dos meios de produção) proletariado (mão de obra).

Quais meios de transportes surgiram na primeira Revolução Industrial?

A revolução industrial provocou uma revolução nos transportes. Em 1830, George Stephenson inventou a locomotiva a vapor, e conseqüentemente surgiram as ferrovias que evoluíram rapidamente, sendo encontradas nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Bélgica. ... O ferro também era matéria-prima abundante na Inglaterra.

Quais energias foram usadas na terceira revolução industrial?

A Terceira Revolução Industrial teve início na década de 1940. As principais características da Terceira Revolução Industrial são: - Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc.