:

Quem produziu o trono de Daomé?

Quem produziu o trono de Daomé?

Descrição: Peça doada pelos embaixadores do Rei Adandozan () ao Príncipe Regente D. João VI, em 1811. Provavelmente data da passagem do século XVIII ao XIX.

Como o trono de Daome chegou ao Museu Nacional?

O trono original foi doado pelo Rei Adandozan a dom João VI, em 1811, e fazia parte do acervo do Museu Nacional desde a sua fundação, há mais de 200 anos. Com o incêndio que consumiu o interior do palácio imperial em 2 de setembro, acredita-se que a peça, que era de madeira, foi destruída.

Quando e onde o trono de Daome foi produzido ou encontrado?

João VI, em 1811: o trono do Rei Adandozan (). A peça de um metro de altura e 70 cm de largura máxima - provavelmente da passagem do século XVIII ao XIX - foi incorporada ao acervo do Museu Nacional em 1818 e se tornou uma de suas principais raridades.

Onde o trono de Daomé foi encontrado?

Zinkpo, também chamado Trono de Daomé, era um trono real, proveniente de Daomé, atual Benim. Era um dos principais objetos em exposição no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O objeto recebia também os nomes zingpogandeme (assento do rei) e zinkpojandeme (assento com decoração trançada).

O que foi salvo do incêndio no Museu Nacional?

A biblioteca e coleções como a de vertebrados e botânica já haviam sido transferidas para outros lugares e, por isso, sobreviveram. Porém, aproximadamente 80% dos cerca de 20 milhões de objetos do museu ainda estavam no prédio. Quase metade de todo o acervo do museu foi destruído pelas chamas.

O que sobrou do museu que pegou fogo?

Rochas de vigas e pisos do palácio se mesclavam a fósseis de milhões de anos. Segundo cálculos dos técnicos, já foram encontrados 85% dos itens que resistiram às chamas – ou seja, em torno de 4.500 “lotes” (como são chamados os objetos), que estão armazenados em 36 contêineres dispostos nos arredores do museu.

Quanto custa fazer um museu?

De R$20.000 a R$1 milhão, você só conseguirá entender quanto vai precisar investir para montar um museu depois que você tiver feito o seu plano de negócio e conseguido estabelecer quais são as características que o seu negócio terá.