:

O que é uma intoxicação exógena?

O que é uma intoxicação exógena?

Intoxicação exógena é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.

Quais são os tipos de intoxicação exógena?

Intoxicações Exógenas Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

Quais são os sinais e sintomas de intoxicação exógena?

Principais sintomas
  • Batimentos cardíacos acelerados ou lentificados;
  • Aumento ou queda da pressão arterial;
  • Aumento ou diminuição do diâmetro das pupilas;
  • Suor intenso;
  • Vermelhidão ou ferimentos na pele;
  • Alterações visuais, como borramento, turvação ou escurecimento;
  • Falta de ar;
  • Vômitos;

Qual a diferença de intoxicação endógena e exógena?

Resultados: A intoxicação pode ser endógena, ou seja, aquelas que ocorrem devido a presença de níveis anormais de substâncias tóxicas no corpo naturalmente e necessárias ao desenvolvimento adequado dos sistemas, ou pode ser exógena, uma classificação da intoxicação que ocorre quando o organismo entra em contato com ...

O que é intoxicação exógena aguda?

O que significa "intoxicação exógena"? Trata-se do aparecimento de sinais e sintomas devido ao contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte.

Como realizar uma prevenção de acidentes por Intoxicacao Exogena?

Geral
  1. Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, em lugar alto e fora do alcance das crianças;
  2. Mantenha os produtos tóxicos em suas embalagens originais para não confundir as crianças;
  3. Informe-se sobre quais produtos domésticos podem ser tóxicos.

Quais são os tipos de intoxicação?

  • > Intoxicações.
  • > Intoxicação por cogumelos.
  • > Intoxicação por medicamentos.
  • > Intoxicação por cáusticos.
  • > Intoxicação por inalação de gases e substâncias voláteis.
  • > Intoxicação por venenos de animais.
  • > Intoxicação por metais pesados.
  • > Intoxicação por arsénico e cianeto.

Quais as 5 fases da intoxicação?

Intervêm nesta fase a absorção, a distribuição, o armazenamento, a biotransformação e a excreção das substâncias químicas.

Como deve ser o atendimento ao paciente com Intoxicação exógena?

Manejo. Na admissão de paciente com sintomas de intoxicação, é necessário avaliar os sinais vitais e, a partir disso, realizar a estabilização. Em seguida, é preciso identificar o agente tóxico e a quantidade absorvida.

Como fica o corpo de uma pessoa intoxicada?

O resultado é um organismo intoxicado, “entupido, com dificuldades a nível da circulação de oxigénio e sangue, por exemplo”. Sintomas como dores de estômago, vómitos, enjoos, azia e sensação de enfartamento podem ser os principais sinais.

O que é endógena ou exógena?

O adjetivo exógeno – cujo x se pronuncia z – é aplicado a qualquer fator «que tem origem no exterior». ... Recorde-se, a propósito, o adjetivo endógeno, um antónimo, por se aplicar àquilo «que tem origem no interior; que é devido a fatores externos (dicionário da ACL).

O que são substâncias endógenas e exógenas?

Substâncias e processos endógenos são aqueles que originam-se de dentro de um organismo, Tecido, ou célula. Elementos virais endógenos (EVEs) são sequências de DNA derivadas de vírus que estão ancestralmente inseridos nos genomas de célula germinativas.

O que é a intoxicação aguda?

INTOXICAÇÃO AGUDA: É a intoxicação decorrente de um único contato (dose única) ou múltiplos contatos (doses repetidas) com um agrotóxico (ou mistura de agrotóxicos) em um período de 24 horas.

Como evitar acidentes por intoxicação?

guarde fora do seu alcance todos os produtos potencialmente tóxicos, por exemplo medicamentos, bebidas alcoólicas, produtos de limpeza, pesticidas. mantenha os produtos nas embalagens originais, não utilizando embalagens vazias para guardar outros produtos. não dê embalagens vazias para brincar.

Como prevenir a intoxicação?

Para evitar a intoxicação alimentar, adote os seguintes cuidados:
  1. Lave bem as mãos antes de manusear os alimentos.
  2. Limpe bem os utensílios a serem usados no preparo dos alimentos.
  3. Cozinhe bem os alimentos, em especial as carnes.
  4. Evite deixar os alimentos expostos à temperatura ambiente por mais de duas horas.

Quais são os três tipos de intoxicação?

Intoxicação
  • A intoxicação ocorre quando uma substância entra em contato com um organismo e provoca uma série de efeitos adversos, afetando a homeostase dele, rompendo o equilíbrio orgânico.
  • Tipos de intoxicação.
  • Intoxicação alimentar.
  • Intoxicação por medicamentos.

Quais os dois tipos de intoxicação?

A intoxicação aguda é provocada pela exposição pontual e breve a uma substância tóxica muito nociva ou não tão prejudicial, mas em quantidades elevadas, na qual as manifestações evidenciam-se mais ou menos de imediato. Por outro lado, a intoxicação crónica é provocada pela exposição persistente a uma substância tóxica.

Quais são as fases de intoxicação?

TOXICOLOGIA Quatro fases:- 1. Exposição,- 2. Toxicocinética,- 3. Toxicodinâmica- 4.

Quais são as fases da intoxicação *?

Fase da toxicocinética: absorção, distribuição, metabolismo e excreção de toxicantes. 3. Toxicodinâmica: conceito e finalidades do estudo dos mecanismos de ação de toxicantes.

Como proceder na sala de emergência ao receber um paciente com intoxicação exógena?

Carvão ativado e laxativos também devem ser utilizados, a depender do tipo e do nível de intoxicação do paciente. Alguns casos, como envenenamento, podem necessitar de antídoto. Em situações assim, é fundamental acionar a equipe de toxicologia do serviço de saúde.