:

Como ocorre o processo de bronzeamento da pele?

Como ocorre o processo de bronzeamento da pele?

Após exposição à radiação UV surge uma pigmentação melânica não permanente, a que chamamos de bronzeamento, que tem função fundamental de proteção da pele. O bronzeamento é considerado uma resposta de defesa da pele contra a exposição solar, que visa aumentar a quantidade do nosso fotoprotetor natural, a melanina.

O que faz bronzear?

Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.

Porque o sol bronzeia a pele?

Tal evento é, na verdade, uma defesa natural do organismo à alta incidência solar, provocando maior produção de melanina: pigmento natural da pele, responsável pelo bloqueio das radiações ultravioleta em tal região. Assim, quanto maior a exposição ao Sol, maior a quantidade de melanina produzida – e maior o bronzeado.

Qual bronzeamento mais saudável?

Portanto, o bronze a jato é sem dúvidas a melhor opção, já que é feito com produtos nada tóxicos e sem utilizar a exposição solar, o que não causa problemas para a saúde da pele e nem queimaduras.

O que é DHA bronzeamento?

O DHA (dihidroxiacetona) é um açúcar natural que reage com os aminoácidos, peptídeos e proteínas fisiológicas através da reação de Maillard, formando cromófobos conhecidos como melanoidinas. Estas substâncias se depositam na pele produzindo coloração semelhante ao bronzeamento obtido com a exposição solar.

Como evitar que a pele fique bronzeada?

Em entrevista ao site Allure, a dermatologista Ava Shamban explicou que não há como evitar que a pele seja bronzeada caso esteja exposta à luz solar por período prolongado. A melhor solução, portanto, é o uso de protetor solar com alto nível de FPS (fator de proteção solar).

Faz mal bronzeamento?

O bronzeamento natural sem proteção pode ser muito perigoso à saúde. A dermatologista lista os riscos que a queimadura solar pode causar: Envelhecimento cutâneo precoce. Câncer de pele.

Como bronzear seguro?

Para conseguir o bronzeado perfeito, você deve proteger a pele da radiação com o protetor solar, para evitar queimaduras e câncer da pele. O Protetor Solar Ultra FPS 55 Gel Creme possui alto fator de proteção solar, ação hidratante e antienvelhecimento e auxilia no combate aos radicais livres.

Quais os perigos de fazer bronzeamento natural?

O bronzeamento natural e seus riscos para a saúde
  • Insolação;
  • Desidratação;
  • Manchas solares;
  • Envelhecimento precoce;
  • Queimaduras solares;
  • Dermatite de contato;
  • Alergias;
  • Câncer de pele.