:

Quem é o donatário de Pernambuco?

Quem é o donatário de Pernambuco?

No dia 10 de março de 1534, o navegador português Duarte Coelho Pereira era nomeado governador da Capitania de Pernambuco. O título foi outorgado por Carta de Doação do então rei de Portugal, Dom João Terceiro.

Quem foi o donatário do território de Pernambuco durante as capitanias hereditárias?

João III estava a Capitania de Pernambuco, ou Capitania de Nova Lusitânia, como seu Donatário, Duarte Coelho, a batizou. A partir de 1645 teve início a Insurreição Pernambucana, movimento de luta contra o domínio holandês de Pernambuco.

Qual o nome atual da Capitania de Pernambuco?

A Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia foi uma das subdivisões do território brasileiro no período colonial. Sua Carta de Foral serviu de modelo aos forais das demais capitanias do Brasil.

Em que consistia esse sistema capitanias hereditárias?

Consistiam basicamente na divisão do território português (estipulada pelo Tratado de Tordesilhas) em 15 faixas de terra, que seriam entregues a portugueses responsáveis pelo povoamento da capitania, além do seu desenvolvimento econômico.

Quais foram as capitanias hereditárias que prosperaram e a quem foram doadas?

Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.

Em que ano foi criado o Estado de Pernambuco?

O território onde hoje se encontra o Estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado.

Quem foi Duarte Coelho em Pernambuco?

Duarte Coelho () foi um navegador, fidalgo e militar português. Donatário da Capitania de Pernambuco. Iniciou a colonização em 1535 e fez de Pernambuco a capitania mais rica do país.

Por que as capitanias hereditárias fracassaram?

As capitanias também fracassaram pela inexperiência administrativa dos donatários. A falta de recursos também foi um grande impeditivo, assim como a falta de comunicação, seja interna, seja com a Coroa. Por fim, os conflitos com os indígenas também foram um fator relevante para o fracasso das capitanias.