:

O que significa a sigla PSA?

O que significa a sigla PSA?

O Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA (da sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens), pode ser analisado através de um exame de sangue simples, realizado em laboratório. Os antígenos, são moléculas produzidas pela próstata.

Qual o significado do exame de PSA?

O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de próstata.

O que significa PSA alto?

Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata. Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.

Quais os sintomas de PSA alto?

Quando é elevado em decorrência de um quadro infeccioso, é evidente que os sintomas clínicos existirão, alguns deles são:
  • micção frequente (urinar muitas vezes);
  • fluxo fraco ou interrompido;
  • vontade frequente de urinar;
  • sangue na urina ou no sêmen;
  • entre outros..

O que é PSA livre e PSA total?

Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.

Qual é o preparo para o exame de PSA?

I - Preparo - Para realizar a dosagem, o cliente precisa atender às seguintes condições: -- não ter ejaculado nas últimas 48 horas; -- não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias; -- não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias; -- não ter praticado equitação nos últimos dois ...

Qual a causa do PSA elevado?

O PSA pode se mostrar elevado por diversos fatores sem nenhuma vinculação ao câncer de próstata. Entre eles estão a idade, processos infecciosos (prostatite), aumento benigno da próstata e infarto prostático (obstrução de algum vaso sanguíneo).

Quando o PSA livre é normal?

O PSA livre só tem maior importância quando o PSA TOTAL estiver entre 4 e 10. Quanto mais baixo for a relação entre livre e total, maior o risco do paciente com PSA TOTAL elevado ter o diagnóstico de câncer. O PSA total varia com idade e tamanho da próstata, mas em geral aceita-se normal abaixo de 4ng/ml.

Qual a relação ideal entre PSA livre e total?

Primeiramente a relação PSA livre/total. Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.

Quantos dias de repouso para fazer o PSA?

O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.

O que pode alterar o resultado do PSA?

A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças e condições que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).