:

Quais os tipos de dreno de tórax?

Quais os tipos de dreno de tórax?

Drenos
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

Quais tipos de drenos mais utilizados e suas indicações?

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

Quais são os materiais utilizados na drenagem de tórax?

Equipamentos e materiais necessários
  • Dreno torácico flexível e estéril.
  • Água estéril.
  • Luvas estéreis.
  • Campos cirúrgicos.
  • Avental, máscara e gorro.
  • Lidocaína 1% sem vasoconstritor.
  • Seringa de 20 e de 10 ml.
  • Agulha 40×12 e 30×7.

O que são drenos e quais os cuidados de enfermagem?

Dreno pode ser definido como um objeto de forma variada, produzido em materiais diversos, cuja finalidade é manter a saída de líquido de uma cavidade para o exterior. As indicações para colocação de controle de drenos são específicas para cada tipo de dreno.

Qual a classificação dos drenos?

Podem ser classificados em: - Dreno aberto, ex.: penrose; - Dreno de sucção fechada; - Dreno de reservatório; - Cateteres para drenagem de abscesso. ... É usado para drenagem de líquido seroso ou sanguinolento, de locais de dissecção ou da área de anastomoses intraperitoneais.

Quais os cuidados com o dreno de tórax?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  2. Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Para que serve o selo d'água do dreno de tórax?

Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora. Existem vários tipos de sistemas de drenagem (uma, duas ou três câmaras).

O que é dreno e quais os cuidados?

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

O que é dreno de sucção?

É um sistema fechado que utiliza uma leve sucção (vácuo) para retirar líquidos e sangue acumulados embaixo da pele onde foi realizada a cirurgia.

Como é feita a drenagem no pulmão?

A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). ), particularmente se o líquido estiver se acumulando continuamente de modo a não poder ser drenado todo de uma vez.

Quais os cuidados com drenos e cateteres?

Lavar as mãos, secá-las e usar álcool 70% sempre que manipular o dreno. Clampear o dreno para que não haja entrada de ar, ao término da manipulação soltar o clampe. Manter o selo-d'água e trocar a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte adequado, e nunca elevá-lo acima do tórax sem que esteja fechado.

São considerados tipos de drenos abdominais tubular e Penrose?

A troca do selo d'água deve ser feita de forma lenta e não esquecer de pinçá-lo com a mão. V. São considerados tipos de drenos abdominais tubular e Penrose. III, IV e V.

O que é o dreno tubular?

O Dreno Tubular faz parte do Sistema de Drenagem Aberta (Inclusos o tipo laminar e tubular), e devem ser mantidos ocluídos com bolsa estéril (descartável ou karaya) ou com gaze estéril por 72 horas. Após esse período, a manutenção da bolsa estéril fica a critério médico.

Como fazer o curativo de dreno de tórax?

Colocar gazes entre o dreno e a pele e sobre o dreno; 16. Colocar tiras largas de esparadrapo ou micropore para vedar completamente o curativo; 17.

Quais são os cuidados de enfermagem com o dreno de tórax?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
  • Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  • Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  • Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.