:

Qual a diferença entre roubo e extorsão?

Qual a diferença entre roubo e extorsão?

No crime de extorsão, a vítima entrega ao agente o bem jurídico. No roubo, o agente subtrai a coisa mediante violência. ... Enquanto que, no roubo o agente atua sem a participação da vítima; na extorsão o ofendido colabora ativamente com o autor da infração penal.

Qual a tipificação do sequestro relâmpago?

Acrescenta-se que sequestro relâmpago é gênero, que tem por espécies o antigo enquadramento do referido delito, ora como sendo roubo majorado pela privação da liberdade da vítima (Art. 157, § 2, V do CP), ora como sendo extorsão mediante sequestro (art. 159, CP).

O que é extorsão qualificada pela restrição de liberdade da vítima?

Extorsão mediante sequestro - seqüestrar (restringir a liberdade) para obter vantagem econômica ou resgate. ... Trata-se de crime contra o patrimônio, com pena que pode variar de 6 a 12 anos de reclusão e multa, se o crime for cometido mediante restrição da liberdade da vítima para a obtenção da vantagem econômica.

O que qualifica um sequestro?

Qualifica-se o sequestro e o cárcere privado pelo resultado no § 2º do artigo 148, de modo que, em virtude dos maus-tratos ou da natureza da detenção, o agente provoque à vítima lesões corporais ou a sua morte, haverá concurso material entre o sequestro qualificado e o resultado atingido.

O que é extorsão majorada?

158, caput, consiste em constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa, a fim de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica [...].

O que é extorsão qualificada?

Extorsão qualificada pela morte O caput do artigo 158 do Código Penal é o responsável pelo conceito de extorsão, ou seja, o crime será assim considerado se, por emprego de ameaça ou violência, busca-se vantagem econômica ou para se obter algo do interesse do agente ou de terceiro.