:

Qual o principal risco relacionado ao uso de IMAOs?

Qual o principal risco relacionado ao uso de IMAOs?

Os efeitos adversos comuns dos IMAOs são disfunção erétil (menos comum com a tranilcipromina), ansiedade, náuseas, tontura, insônia, edema nos pés e ganho ponderal.

Quais são os IMAOs?

Os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) são psicofármacos com diversas finalidades terapêuticas para transtornos psiquiátricos, dentre eles depressão maior refratária ao tratamento. Seus representantes são a Isocarboxazida, Moclobemida, Fenelzina, Selegilina e Tranilcipromina.

O que é a tiramina?

A tiramina é um derivado do aminoácido tirosina, e participa da produção de catecolaminas, neurotransmissores que atuam no controle da pressão arterial. Altos níveis de tirosina no organismo fazem com que a pressão sanguínea aumente, sendo perigoso especialmente para pessoas que têm hipertensão.

Qual tipo de nutrientes não deve ser usado conjuntamente com os inibidores da Monoamino oxidase IMAO?

Existem alguns alimentos que interagem com os inibidores da MAO (somente do tipo irreversível). Não se deve associar alimentos fermentados como vinho e queijos envelhecidos com um inibidor irreversível da MAO, pois eles contem grande quantidade de tiramina.

Qual nutriente que indivíduos que fazem uso de IMAO não podem comer?

Como tal, uma pessoa em IMAOs pode querer limitar seu consumo de alimentos com tiramina. Estes incluem carnes como carne, porco, peixe e frango, especialmente aqueles que começaram a estragar ou são envelhecidos.

Qual o mecanismo de ação dos IMAO?

A primeira classe que falaremos será a dos inibidores de monoaminooxidase (IMAO) que tem como mecanismo de ação a inibição da enzima MAO que é responsável pela destruição dos neurotransmissores dentro do neurônio. Com essa destruição, os neurotransmissores permanecem mais tempo na fenda sináptica.

Qual é o neurotransmissor é o que acontece com o mesmo quando o paciente ingere alimentos ricos em tiramina com inibidores da mão?

crise hipertensiva ou aumento súbito e perigoso da pressão sangüínea, causado pela combinação de inibidores da MAO, que bloqueiam a degradação de neurotransmissores como a dopamina pela monoamina oxidase e a tiramina, o que aumenta os níveis de muitos dos mesmos neurotransmissores no corpo.

Quais os principais alimentos a serem evitados com o uso de Imaos explique o motivo?

A ingestão de alimentos ricos em tiramina (queijo, vinhos, laticínios) em indivíduo fazendo uso de IMAO provoca um quadro conhecido como “reação do queijo”; a tiramina é degradada pela monoamina oxidase no intestino e no fígado, quando a atividade desta enzima encontra-se inibida os níveis de tiramina aumenta causando ...