:

Como é o mioma?

Como é o mioma?

O mioma é um tipo de tumor benigno que se forma no tecido muscular do útero e que também pode ser chamado de fibroma ou leiomioma uterino. A localização do mioma no útero pode variar, assim como o seu tamanho, que pode ser microscópico ou possuir vários centímetros.

Qual é o causador do mioma?

A causa do mioma é desconhecida. Mas, é sabido que os hormônios progesterona e estrogênio influenciam no desenvolvimento desse tipo de tumor benigno. Por isso, durante a menopausa, que é um período em que a produção desses hormônios diminui, os miomas também costumam diminuir.

Quais os sintomas do mioma no útero?

A maioria das mulheres não apresentam sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade e da localização do mioma é possível apresentar os seguintes sintomas:
  • Sangramento uterino anormal;
  • Pressão na bexiga;
  • Dor no abdômen;
  • Dor lombar;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Dor pélvica com hemorragia.

Onde fica o mioma?

Os miomas podem localizar-se em qualquer parte do útero. De acordo com a sua localização podem ser classificados em 3 tipos de miomas uterinos, a saber: Mioma uterino intramural - o mioma uterino intramural ou intersticial é o mais frequente (cerca de 75% dos casos) e localiza-se na parede uterina, no miométrio.

O que acontece quando o mioma Calcifica?

É uma degeneração que pode levar à ruptura com sangramento e choque, constituindo um quadro bastante dramático. A calcificação ocorre após necrose do mioma, degeneração gordurosa e nas pacientes na menopausa.

Onde fica o mioma submucoso?

O mioma submucoso é um tipo de mioma que pode surgir nas mulheres devido ao aumento da proliferação de células do miométrio, que é a camada média da parede do útero, levando à formação de nódulos no interior do útero e que podem causar dor pélvica e sangramentos.

O que é um mioma calcificado?

É uma degeneração que pode levar à ruptura com sangramento e choque, constituindo um quadro bastante dramático. A calcificação ocorre após necrose do mioma, degeneração gordurosa e nas pacientes na menopausa.

O que acontece se o mioma degenerar?

Quando o mioma cresce, pode faltar nutrição para ele. Ele pode "morrer" e vir a degenerar. O mioma degenerado pode reduzir e pode não crescer mais. O mioma degenerado não é uma indicação cirúrgica.