:

Quais são os tipos de placenta?

Quais são os tipos de placenta?

Tipos de Placentas
  • Placentas Indecíduas. Dizemos que uma placenta é indecídua quando durante a gestação, a mucosa uterina permanece intacta, continuando assim no momento do parto. ...
  • Placenta Indecídua Difusa. ...
  • Placenta Indecídua Cotiledonária. ...
  • Placentas Decíduas. ...
  • Placenta Decídua Zonária. ...
  • Placenta Decídua Discoide.

Qual o tipo de placenta dos ruminantes?

epitélio- corial A placenta de ruminantes é do tipo epitélio- corial, onde o córion do feto está em contato direto com o epitélio do útero (FRANDSON, 1986).

Qual o tipo da placenta dos carnívoros?

A placenta endoteliocorial dos carnívoros é firmada por uma zona que tem o formato de uma cinta e por isso o nome zonária. A placenta deve permanecer fortemente aderida ao útero materno para manter a troca de nutrientes e oxigênio necessários para gestação normal.

Qual é o tipo de placenta da égua?

epitéliocorial A placenta da égua é classificada como epitéliocorial, difusa, microcotile- donária e adeciduada. Ela secreta hormônios tróficos e esteróides, sendo essencial uma placenta madura e inteiramente funcional para uma gestação normal e a produção de um feto sadio e bem desenvolvido.

Quais são os tipos de placenta prévia?

Tipos de placenta prévia
  • Placenta prévia total: a placenta cobre totalmente a abertura interna do colo do útero;
  • Placenta prévia parcial: a placenta cobre parcialmente a abertura interna do colo do útero;
  • Placenta prévia marginal ou lateral: a placenta atinge abertura interna do colo do útero, mas não a cobre;

Como saber meu tipo de placenta?

A classificação criada por Grannum foi a seguinte:
  1. Grau 0 – placenta homogênea, sem calcificações.
  2. Grau I – placenta heterogênea, apresenta pontos brancos (ecogênicos) dispersos pela placenta.
  3. Grau II – placenta heterogênea, apresenta agrupamentos de calcificações que formam imagens que parecem uma vírgula.

Quais tipos de placenta são encontradas nas vacas éguas e porcas?

O tipo de placentação pode ser: a- Epitélio-corial difusa: espécies que possuem camadas 1 a 6 (égua, porca), b- Epitélio-corial cotiledonária ou sindesmo-corial: possuem camadas 1 a 5 (ruminantes), c- Endotélio-corial: possuem as camadas 1 a 4 (gata e cadela) d- Hemo-corial: possuem as camadas 1 a 3 (primatas).

O que é uma placenta decídua?

Na mulher, a decídua é a parte da mucosa uterina onde a placenta está implantada e que se hipertrofia durante a gestação e que é expulsa durante e após o parto. A decídua é formada a partir da camada do endométrio que recobre o ovo, após ocorrer a nidação. Sua função é conferir proteção ao embrião.

Qual o tipo de placenta de cães e gatos?

Os carnívoros domésticos, cães e gatos possuem uma placenta zonária anelar, de acordo com Barone2; Bjorkman1; Leiser e Kohler10; Latshaw11; Mossmann7; Dantzer et al. 4, Leiser et al.

Qual a diferença entre uma placenta Epiteliocorial e Endoteliocorial?

A placentação hemocorial ocorre em primatas e roedores. PLACENTA ENDOTÉLIO- ENDOTELIAL: Neste tipo de placentação o endotélio fetal esta separado do endotélio materno por uma camada fina de células trofoblásticas. ... Os suínos possuem uma placenta não-decídua, pregueada difusa e epiteliocorial.

O que significa a placenta está baixa?

A placenta prévia, também conhecida como placenta baixa, ocorre quando a placenta está inserida parcial ou totalmente na região inferior do útero, podendo recobrir a abertura interna do colo uterino.

Como fica a placenta no útero?

Normalmente, a placenta está localizada na parte superior do útero, firmemente fixada à parede do útero até após o nascimento do bebê. A placenta transporta oxigênio e nutrientes da mãe para o feto.

O que é placenta grau 2?

Grau 2, presente entre a 30ª e 38ª semana, e caracteriza-se por uma placenta com presença de calcificações na placa basal; Grau 3, que está presente já no final da gravidez, por volta da 39ª semana e que é sinal de maturação dos pulmões. A placenta de grau 3 já apresenta calcificação da placa basal à coriônica.

Qual o grau de placenta ideal para o parto?

Ocorre que como o grau de maturação placentária avança conforme a idade gestacional aumenta, em idades gestacionais mais avançadas a placenta está geralmente mais amadurecida. Assim, próximo ao parto geralmente temos uma placenta grau II ou III.

Quais os animais possuem a placenta classificada como Endoteliocorial?

PLACENTA ENDOTELIOCORIAL: Esta placentação é caracterizada pelo contato íntimo do epitélio coriônico com os capilares uterinos. Assim sendo, o epitélio e o tecido conjuntivo uterinos foram erodidos. Este é um tipo decíduo e característica de égua e cadela. ... A placentação hemocorial ocorre em primatas e roedores.

Qual hormônio é secretado pela placenta?

A placenta também realiza importante atividade endócrina, colaborando diretamente com o metabolismo gestacional, produzindo os seguintes hormônios: progesterona, estrógeno, gonadotrofina coriônica, hormônio lactog ênio e prostaglandinas (manutenção da gravidez e indução do parto).

O que é o espaço Interviloso da placenta?

O espaço interviloso, entre os componentes materno e fetal, contém sangue materno circulante. O sangue arterial, derivado das terminações abertas das artérias espiraladas, flui para o espaço interviloso e daí para as veias uterinas. O vilo coriônico é estrutura básica envolvida nas tocas materno-fetais.

Quais animais possuem placenta Endoteliocorial?

PLACENTA ENDOTELIOCORIAL: Esta placentação é caracterizada pelo contato íntimo do epitélio coriônico com os capilares uterinos. Assim sendo, o epitélio e o tecido conjuntivo uterinos foram erodidos. Este é um tipo decíduo e característica de égua e cadela.

Qual a placenta da cadela?

A placenta das cadelas é denominada endotélio-corial, e há quatro camadas entre o feto e a mãe, sendo o endotélio materno, o córion, o mesênquima e o endotélio fetal (Roberts, 1986). Em função da disposição dessas camadas ao redor do feto, esse tipo de placenta é denominado zonária.

Quais espécies possuem placenta Epiteliocorial?

PLACENTA EPITELIOCORIAL: Nesse tipo de placenta todas as seis camadas estão presentes, e ocorre o contato do epitélio coriônico e uterino. Esta configuração não é decídua, sendo típica de porca, égua, vaca, ovelha e corça.