:

Quais os efeitos da anestesia dissociativa?

Quais os efeitos da anestesia dissociativa?

Os anestésicos dissociativos atuam principalmente no bloqueio dos receptores NMDA, gerando depressão da região neocortical do cérebro, inibindo o SNC. Porém, eles também bloqueiam a recaptação de catecolaminas. Então, os bloqueios dos receptores NMDA e da recaptação de serotonina estimulam o sistema límbico.

O que é um anestésico dissociativo?

O termo anestesia dissociativa ou cataléptica indica um estado de analgesia e anestesia sem perda da consciência, com manutenção de reflexos protetores como o laríngeo e o faríngeo (HALL & CLARKE, 1983).

O que é Ketapum?

Para diminuir os custos dessas cirurgias é usado uma anestesia chamada #Ketapum, um tipo de anestesia dissociativa de baixo custo e que provoca imobilidade e ausência ao estímulo doloroso e uma leve analgesia, ou seja os animais sentem DOR.

Como fazer um protocolo anestésico?

Para anestesia cirúrgica, os protocolos indicados consistem na associação de pré anestésicos (Tabela 02) seguida da indução anestésica (Tabela 03) e sua manutenção pode ser obtida através de bolus repetidos do fármaco indutor, bem como pode ser realizada pela administração de anestésicos inalatórios (Tabela 04).

O que é efeito dissociativo?

O transtorno dissociativo, ou transtorno de identidade dissociativo, é um transtorno psicológico no qual a pessoa apresenta alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e comportamento, o que pode acontecer após eventos traumáticos ou de grande estresse.

Quais são os principais objetivos do ato anestésico?

Os objetivos do ato anestésico são: - Suprir a sensibilidade dolorosa durante a cirurgia com manutenção ou não da consciência; - Relaxamento muscular; - Proporcionar condições ideais para a ação da equipe cirúrgica.

Qual o mecanismo de ação da cetamina para promover anestesia?

A administração da cetamina no homem promove o bloqueio dos receptores glutamatérgicos ionotrópicos do tipo N-metil-D-aspartato (NMDA) e antagoniza os receptores de acetilcolina nicotínicos e muscarínicos, bem como os receptores monoaminérgicos e opióides.

O que é um protocolo anestésico?

Para anestesia cirúrgica, os protocolos indicados consistem na associação de pré anestésicos (Tabela 02) seguida da indução anestésica (Tabela 03) e sua manutenção pode ser obtida através de bolus repetidos do fármaco indutor, bem como pode ser realizada pela administração de anestésicos inalatórios (Tabela 04).

Como diluir xilazina?

Tal medicamento se apresenta sob forma liofilizada em frascos de 1, 2 ou 5 mg, podendo ser diluído em solução de cloreto de sódio 0,9% ou glicose 5% sendo usado em até 24 horas.

Qual anestesia para orquiectomia?

Raquianestesia é suficiente para realizar a orquiectomia. Pode-se realizar uma sedação caso necessário.

Qual a finalidade do pré anestésico?

A medicação pré-anestésica (MPA) é um coadjuvante da anestesia que diminui tanto a necessidade de concentrações elevadas de anestésicos como a ansiedade perioperatória, produzindo amnésia e contribuindo para estabilidade hemodinâmica no per-operatório 1.

Quais são as indicações dos relaxantes no ato anestésico?

Anticolinérgicos
EfeitoIndicações
Diminuição da secreção das vias aéreas e salivaçãoAnimais com salivação profusa
Diminuição do peristaltismo e relaxamento dos esfíncteresCorpo estranho gástrico/intestinal
Aumento de 30% a 40% da Frequência CardíacaBradicardia Atrioventricular, bradiarritmias

Qual o mecanismo de ação da xilazina?

É um agonista de receptores α2 adrenérgicos localizados pré-sinapticamente, os quais, quando estimulados, impedem a liberação de noradrenalina através da inibição do influxo de íons cálcio na membrana neuronal. A estimulação destes receptores no SNC promove efeito hipotensor e tranquilizante.

Qual a concentração da xilazina?

A cetamina é comercializada a 5% e a 10% e a xilazina a 2% e a 10%. Para efeito de cálculo da dose a ser ministrada e informar no protocolo, refira-se sempre mg/ml.