:

Como funciona o tráfico de animais silvestres?

Como funciona o tráfico de animais silvestres?

O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. ... Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural.

Quanto o tráfico de animais silvestres no Brasil?

Comércio ilegal é responsável pela retirada de 38 milhões de animais do Brasil a cada ano. O tráfico de animais silvestres não é apenas uma ameaça destrutiva para as espécies de animais e para a preservação da biodiversidade brasileira, como é também uma prática criminosa.

O que é tráfico de animais silvestres no Brasil?

O tráfico de animais tem como intuito o rendimento pecuniário, compra e vendas de animais silvestres, ou seja, a comercialização ilegal de espécies retiradas da natureza.

O que fazer para acabar com o tráfico de animais silvestres?

O que eu posso fazer para evitar o tráfico de animais silvestres?
  1. Não compre objetos e bijuterias com penas de animais.
  2. Conheça a Lei de Crimes Ambientais.
  3. Não compre animais silvestres.
  4. Denuncie tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – .
  5. Passe essa dica adiante.

Qual a pena para tráfico de animais silvestres?

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Qual é o bioma mais afetado pelo tráfico de animais silvestres no Brasil?

Os animais capturados no Brasil, em sua maioria, são comercializados no território brasileiro, sendo que as regiões mais afetadas são o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Dessa forma, os biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia são os mais afetados, além do Pantanal.

O que é considerado tráfico de animais?

Tráfico de animais é o comércio ilegal de animais retirados da natureza e movimenta o mercado da caça ilegal. ... No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado Crime ambiental conforme legislação em vigor.

Quais são os impactos do tráfico de animais sobre o ambiente?

O tráfico de animais contribui para o desequilíbrio ecológico, causando mudanças na cadeia alimentar dos habitats em que foram retirados. Além disso, o tráfico de animais reduz consideravelmente a biodiversidade de um determinado ambiente.

O que a lei do Brasil diz sobre o tráfico a caça e a criação de animais silvestres?

3º. É proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha. ... b) a construção de criadouros destinadas à criação de animais silvestres para fins econômicos e industriais. Art.

Para quais locais esses animais são traficados na maioria das vezes?

Os animais traficados são retirados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e geralmente, são encaminhados para o Sul e Sudeste. Os principais alvos dos traficantes de animais são áreas de preservação e conservação, pois devido a grande quantidade de animais sob proteção tal área se torna alvo.

Por que ocorre o tráfico de animais?

De modo geral, as causas do tráfico de animais são frequentemente atribuídas às características socioeconômicas do país e de suas regiões, especialmente em nações com alta biodiversidade e desigualdade social.

Porque existe o tráfico de animais silvestres?

De modo geral, as causas do tráfico de animais são frequentemente atribuídas às características socioeconômicas do país e de suas regiões, especialmente em nações com alta biodiversidade e desigualdade social.

Quais são os países que mais compram animais silvestres do Brasil?

Países como Japão e China são consumidores ativos de répteis e insetos, especialmente como base para alimentação. Nos Estados Unidos e Canadá, a busca por primatas e aves é muito comum.

Qual é a pena para tráfico de animais?

O Projeto de Lei 4520/20 endurece a pena para quem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar sem permissão animais silvestres, passando a prever reclusão de dois a cinco anos e multa. Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é reclusão de três a oito anos e multa.

Quais os tipos de tráfico de animais?

O tráfico da fauna silvestre brasileira divide-se em três objetivos distintos:
  • Colecionadores particulares;
  • Animais para fins científicos;
  • Animais para comercialização internacional em “pet shops”.