:

Quais são as concordâncias?

Quais são as concordâncias?

Como vimos sobre concordância verbal e nominal, a concordância verbal é a harmonia em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Já a concordância nominal é a harmonia em gênero e número entre os vários nomes da oração, ocorrendo com frequência entre o artigo, os substantivos e o adjetivo.

O que é uma concordância?

Então, observamos e podemos definir da seguinte forma: concordância vem do verbo concordar, ou seja, é um acordo estabelecido entre termos.

Quais os tipos de concordância nominal?

Concordância nominal
  • O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ...
  • Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ...
  • Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ...
  • O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.

Quais são as principais regras de concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.

O que é erro de concordância verbal exemplos?

Exemplo: Marisa gosta do clima frio. Os cavalos se soltaram e correram pelo campo. Coletivo: quando temos um sujeito coletivo, o verbo deve flexionar no singular, porque o coletivo é um vocábulo singular, que indica pluralização de elementos.

Qual a regra de concordância verbal?

A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa. ... A conjugação do verbo concorda com o sujeito ao qual está se referindo.

Quais são as regras da concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.