:

O que são políticas sociais setoriais?

O que são políticas sociais setoriais?

Invariavelmente, as políticas públicas que mais se aproximam da vida cotidiana são as políticas sociais – comumente organizadas em políticas públicas setoriais (como por exemplo, saúde, educação, saneamento básico, transporte, segurança etc.).

Quais são os principais objetivos das políticas setoriais?

Atualização das Bases das Políticas Setoriais
  • Assistência Social.
  • Cultural.
  • Desenvolvimento Socioeconômico.
  • Educação.
  • Governança.
  • Habitação.
  • Infraestrutura e Manutenção.

O que são políticas setoriais e intersetoriais?

A intersetorialidade trata-se de mecanismos de gestão e integração de ações, saberes e esforços de diferentes setores da política pública, com o objetivo de construir objetos comuns de intervenção entre eles, para o enfrentamento mais articulado dos problemas sociais.

Quais são as políticas setoriais?

Considerando que as políticas setoriais abrangem uma grande variedade de temas – como a segurança pública, a educação, o meio ambiente, a igualdade racial e muito mais –, desenvolver uma discussão que dê conta de reunir todos esses assuntos é fundamental para que possamos refletir criticamente sobre papel do assistente ...

Qual o papel que o Estado deve ter na oferta de políticas públicas?

O Estado tem um papel fundamental no espaço onde ocorrem essas políticas públicas. Para que sejam eficientes e efetivas, elas devem cumprir as fases de planejam ento, im plem entação e avaliação. Essa necessidade de planejam ento se dá principalmente porque os recursos são escassos e é preciso eleger prioridades.

O que são redes setoriais?

Trata-se de uma modalidade na qual a divisão de responsabilidades é compartilhada, ou seja, onde o Estado transfere o poder de decisão e os recursos financeiros da prestação de serviços sociais, para os entes governamentais e não-governamentais, através de acordos e pactos, possibilitando com isso a ruptura da ...

O que caracteriza uma política pública?

Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da so- ciedade (...).” ... Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral.

O que são as redes e articulações?

A articulação da rede permite a circulação de ideias, opiniões e propostas, facilitando o objetivo. A proposta de articulação em redes funda-se numa intencionalidade, que estabelece pactos necessários a continuidade de cada ação.

Qual a importância da atuação intersetorial?

O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a participação de grande número de atores.

O que é a intersetorialidade?

A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos.