:

Tinha chegado ou havia chegado?

Tinha chegado ou havia chegado?

O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”

Quando usar chegado chego?

Para a gramática normativa:
  1. chego” é apenas a conjugação da 1ª pessoa do singular (eu) no presente do indicativo;
  2. chegado”, por sua vez, é a conjugação no particípio.

Tinha chego atrasado tinha chegado atrasado?

Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem forma plena (chegado), e não a forma contrata (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado.

E chegou ou chego?

Chego é apenas uma forma do verbo chegar conjugado no presente do indicativo: eu chego. O seu uso como particípio está errado. O verbo chegar não é um verbo abundante, não admitindo duas formas equivalentes do particípio (o regular e o irregular). Apenas aceita um particípio regular: chegado.

Não tinha chego a tempo?

Assim sabemos que o correto é: Não tinha chegado a tempo. Não se esqueça, chego não existe. Temos este tipo de dúvida por existirem verbos que são abundantes, isto é, possuem duas formas de particípio.

Foi pago ou foi pagado?

As duas formas são corretas. Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.

Qual o certo trazido ou trago?

Vamos voltar a uma dúvida que muita gente tem: uso do particípio. Alguns verbos apresentam dois particípios. ... É inaceitável, portanto, o uso da forma “trago” como particípio: "Perguntou à aluna se ela tinha trago o trabalho." Diga sempre TINHA TRAZIDO, HAVIA TRAZIDO, FOI TRAZIDO.

Quem chega chega a ou na?

Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!

Como usar a palavra chegou?

Exemplos com a (regência segundo as regras gramaticais)
  1. Meu pai já chegou a São Paulo.
  2. Eu já cheguei a casa.
  3. Minha irmã ainda não chegou à praia.
  4. Eu ainda não cheguei ao restaurante.

Deve ter abrido ou aberto?

O professor Pasquale explica que o verbo 'abrir' é irregular, com um só particípio. A forma correta é 'aberto'.

Qual o particípio de pagar?

Pagar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio. Pagado é o particípio regular e pago é o particípio irregular.

Não tinha pagado?

Pago e pagado são duas formas equivalentes do particípio do verbo pagar, que é um verbo abundante. Pagado é o particípio regular e pago é o particípio irregular: Ele não disse que já tinha pago a refeição. Ele não disse que já tinha pagado a refeição.

Qual é o sinônimo de chegou?

2 alcançou, atingiu, tocou, acertou, completou. Exemplo: O diretor de vendas ainda não chegou no seu objetivo. Foi suficiente: 4 bastou, deu, satisfez.

É correto dizer eu trago?

O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. ... “Trago” é o presente do indicativo do verbo “trazer”: Eu trago um copo para você. Ou é o presente do indicativo do verbo “tragar”: Eu trago a fumaça dessa cidade!

O que significa a palavra trazido?

Significado detrazido” A palavra trazido é, na verdade, a variação no particípio do verbo trazer. O particípio é uma forma nominal de verbos que permite a formação de tempos compostos, transmitindo o estado de uma ação após sua finalização.

Qual é a regência correta do verbo chegar?

O verbo chegar apresenta uma transitividade indireta, estabelecendo regência com a preposição a com os seguintes sentidos: Quando indica o ato de se aproximar de um lugar para onde se foi. Cheguei ao aeroporto às duas da manhã. Ninguém chegou à festa na hora marcada.

Qual significado da palavra chegou?

Atingir, alcançar, durar até. 4. Ir, prolongar-se, ir ter, ir dar. 5.

Qual palavra substitui chegou?

Alcançou um determinado ponto: 2 alcançou, atingiu, tocou, acertou, completou.