:

Quando se usa o quê?

Quando se usa o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Quando o que tem acento?

O “que” é escrito com acento para apontá-lo como monossílabo tônico. Às vezes, o “que” parece um tônico, mas não vem no fim de uma frase, por isso, alguns redatores utilizam acentuado para evidenciá-los. ... Utiliza acento circunflexo quando um substantivo masculino antecede “que”.

Que com acento ou não?

Pronome: É linda a casa que construíram. ... Em suma: escreve-se o que com acento para marcá-lo como monossílabo tônico, da mesma forma que se faz com dê, lê, sê, e essa tonicidade ocorre com o que quando interjeição ou substantivo e quando pronome no final da frase.

Quando o que é acentuado?

Uso de QUÊ acentuado Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?

Em qual frase o uso de porque está correto?

Ele aparece nas sentenças precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase. Exemplos: Não foi explicado o porquê de tanto barulho na noite de ontem. Queria entender o porquê de isto estar acontecendo.

Para que serve a acentuação das palavras?

Sua finalidade era indicar a sílaba tônica e também marcar os fonemas aspirados. ... No Brasil, a acentuação gráfica tem o mesmo objetivo que tinha para os gregos: os acentos servem para indicar, quando for preciso, a prosódia (=correta colocação da sílaba tônica dentro do vocábulo).