:

Quem fuma maconha e dependente químico?

Quem fuma maconha e dependente químico?

Embora do ponto de vista científico não esteja claro que a maconha possa provocar dependência química, não existe consenso popular da existência ou não dessa dependência. Muitos defendem tratar-se de uma droga que não vicia e que a dependência é meramente psicológica.

Qual o nível de dependência da maconha?

No caso da cannabis, calcula-se que 10% das pessoas que a consomem desenvolvem dependência. Essa cifra se eleva a 16,5% para quem começa a fumá-la durante a adolescência.

O que a dependência da maconha pode causar?

A maconha ativa certos receptores no cérebro, causando sintomas como alterações de humor, dificuldade de movimento e memória, dificuldade para pensar e um sentido alterado de tempo e visão.

Como tratar a dependência de maconha?

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido utilizada com sucesso no tratamento de problemas de uso de substâncias psicoativas, especialmente na prevenção de recaída auxiliando o usuário de maconha a identificar e lidar com as situações de alto risco perante a substância.

Quem usa maconha consegue largar?

Largar quando quiser “São pessoas que podem se viciar tanto em maconha quanto em sexo, jogo ou internet.” Enquanto os usuários de maconha afirmam que conseguirão largar a droga quando bem entenderem, os especialistas concluem que se libertar do vício não é tão simples assim.

Quem fuma maconha vicia?

Vicia, sim, e pode prejudicar sua saúde tanto quanto o álcool ou a cocaína. Mas apenas 10% dos usuários de primeira tragada acabam dependentes. Muita gente acredita que maconha é uma droga leve, incapaz de criar dependência.

Como fumar maconha sem se viciar?

Quanto às formas de consumo, há diferentes modos de utilizar a maconha. Para que ela tenha efeito alucinógeno, a droga precisa ser aquecida. Por isso, para finalidade terapêutica, a droga é utilizada em seu estado natural. Logo, dessa maneira, ela não vicia o paciente e nem provoca alucinações.