:

Para que serve o TENS?

Para que serve o TENS?

O TENS, também conhecido por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método de fisioterapia que pode ser realizado no tratamento de dores crônicas e agudas, como no caso de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.

Porque o TENS alivia a dor?

O motivo pelo qual o TENS é capaz de atuar na dor é que ele ativa um mecanismo do sistema nervoso, o sistema inibitório descendente de dor, por isso acaba por amenizar a dor. Não há efeitos colaterais e nem risco para quem o utiliza, o TENS não possui característica de dependência, diferente de alguns remédios.

Como funciona TENS?

Como a TENS funciona? A TENS utiliza a estimulação elétrica galvânica por meio de um dispositivo elétrico, com capacidade para controlar a intensidade dos estímulos. São fixados pequenos eletrodos na pele do paciente, na região dolorida, para que a corrente elétrica consiga atingir os músculos.

Como o TENS age no corpo?

A TENS age sobre mecanoceptores periféricos. O estímulo é conduzido por fibras Aβ, que possuem diâmetro largo, e vão até os interneurônios. Atuam para inibir a retransmissão dos estímulos de dor na medula (que são conduzidos pelas fibras tipo C e Aδ, comdiÂmetros estreiros). Dessa forma, a dor é minimizada.

O que o choquinho da fisioterapia faz?

O “choquinho” é um aparelho conhecido por neuro estimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo para alívio de dores crônicas e agudas, e é um dos recursos mais utilizados na fisioterapia para o tratamento da dor, onde são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos ...

Pode usar TENS em casa?

Qualquer pessoa pode fazer o uso do aparelho TENS em casa? O tratamento proporcionado pela TENS, não é invasivo e não emite efeitos colaterais. Pessoas que sofrem de dores musculares pontuais, como as causadas por atividades físicas intensas ou inflamações, podem fazer uso do equipamento sem prescrição médica.

Qual a frequência do TENS para dor crônica?

Dessa forma, quando de utiliza a alta frequência ( Hz) com duração rápida, as indicações incluem dores agudas e superficiais. Quando o TENS está em baixa frequência (1,4 Hz) com duração constante, é indicado para dores crônicas e profundas.

Quais os efeitos do TENS?

A Tecnologia Tens é um recurso fisioterapêutico que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para aliviar dores e conseguir efeitos específicos, como a analgesia, a diminuição de edemas, o relaxamento e o fortalecimento muscular.

Como a eletroterapia age na dor?

Simplificadamente, podemos dizer que a eletroterapia faz uso de impulsos elétricos a fim de prejudicar a transmissão dos sinais de dor para o cérebro. Para isso, músculos e tecidos são estimulados (por meio de aparelhos) a produzir endorfina.

Como funciona o TENS portátil?

Após selecionar a intensidade pré inscrita pelo fisioterapeuta ou orientada no manual de instruções do aparelho, o músculo começa receber a corrente elétrica necessária para relaxar a região. Aos poucos, o corpo começa a produzir o hormônio da endorfina, responsável pelo alívio da dor instantânea.

Quais são os tipos de TENS?

A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.

Quanto tempo demora para fisioterapia fazer efeito?

O intervalo entre as sessões pode ser de uma a duas semanas, ou a critério do Médico assistente. Os efeitos causados pelas Ondas de Choque se iniciam imediatamente a nível tecidual e provocam reações por até 3 meses após o tratamento.

Como chama o choque na fisioterapia?

O tratamento com ondas de choque (TOC) é um modelo eficaz na área de problemas articulares, esqueléticos ou musculares.

Qual o melhor TENS?

Um dos melhores aparelhos de tens e Fes portátil é o Neurodyn portátil da Ibramed.

Qual a frequência do TENS?

A freqüência de aplicação da TENS varia desde Hz, situados dentro do espectro biológico de aplicação da eletroterapia de Hz. Quanto à duração de pulso, esta varia de µs.

Quais são os efeitos fisiológicos do TENS?

A Tecnologia Tens é um recurso fisioterapêutico que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para aliviar dores e conseguir efeitos específicos, como a analgesia, a diminuição de edemas, o relaxamento e o fortalecimento muscular.

Quem tem epilepsia pode usar TENS?

Contraindicações. O TENS não deve ser aplicado nas regiões das carótidas, em portadores de marcapasso e na região abdominal de mulheres grávidas. Deve-se ter cuidado extra com crianças, idosos, portadores de epilepsia e mulheres no primeiro trimestre de gravidez.

Como o tens atua nos processos inflamatórios para reduzir a dor?

As ondas elétricas de alta frequência geram calor e, em dosagem terapêutica, aquecem os tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e propiciando a diminuição de dores e inflamações. No caso de doenças crônicas, utiliza-se um aquecimento moderado. Já para processos mais agudos, um aquecimento mais brando pode ser utilizado.

Qual a função da eletroterapia?

O que é Eletroterapia e para que serve. ... Durante uma sessão de fisioterapia é comum o uso de, pelo menos, um equipamento de eletroterapia para ajudar no controle da dor, espasmo, melhorar a irrigação sanguínea, acelerar a cicatrização da pele e a regeneração de outros tecidos.

Como se usa o TENS na fisioterapia?

Como usar TENS corretamente
  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.