:

Como se faz a tabelinha?

Como se faz a tabelinha?

Tabelinha – O que é?
  1. Anote em um calendário o primeiro dia da menstruação.
  2. Marque em azul os dias em que você tem menos chances de engravidar: entre o 1º dia e o 9º dia da menstruação. ...
  3. Marque em vermelho os dias em que você provavelmente estará mais fértil: do 10º ao 19º.

Quais são os riscos da tabelinha?

O método da tabelinha não é extremamente confiável, pois depende de regularidade no ciclo menstrual e, mesmo assim, a gente nunca sabe quando o ciclo pode desregular, então é melhor não confiar. “Nas mulheres que têm o ciclo menstrual irregular, não se pode calcular direito o período fértil”, ressalta o profissional.

Quem pode usar a tabelinha?

Apesar de poder ser usado por mulheres com ciclos irregulares, nem todas podem utilizar o método. Para saber se você pode usar a tabelinha, existe uma conta simples. Anote por pelo menos seis meses o ciclo, depois verifique se a diferença entre o ciclo mais longo e o mais curto é maior que 10.

Quais dias pode transar?

Ter relações sexuais todos os dias às vezes não é possível. Porém, o ideal é fazer sexo a cada dois ou três dias por semana, começando logo após o final do período menstrual. Isso pode ajudar a garantir que você tenha relação sexual quando estiver mais fértil.

Qual é o princípio do método da tabelinha?

A tabelinha é um método que consiste no cálculo do período fértil (próximo à ovulação) da mulher com base na análise do padrão dos ciclos menstruais. Conhecendo seu período fértil, a mulher pode evitar relações sexuais nesses dias e, desse modo, prevenir a gravidez.