:

Como passar um ponto comercial alugado?

Como passar um ponto comercial alugado?

Mesmo que o imóvel não seja de propriedade do dono do negócio, isto é, seja alugado para fins comerciais, por lei, ele tem assegurado o direito ao ponto comercial. Ao optar por passar o ponto comercial, a transação se dá de forma imobiliária.

Como fazer para vender um ponto comercial?

O que é preciso para vender o ponto comercial?
  1. Ser averbada na Junta Comercial;
  2. Providenciar a publicação no diário oficial do Estado.
  3. Concordância dos credores apenas no caso do alienante não ter bens suficientes para quitar o débito.

Quem tem direito ao ponto comercial?

Isso quer dizer que, para assegurar o seu direito ao ponto comercial, o locatário deve ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, o contrato de locação deve ter sido firmado pelo prazo mínimo de 5 anos (ou a soma dos prazos renovados de forma ininterrupta) e deve ter desenvolvido apenas uma atividade econômica no imóvel ...

Pode vender ponto comercial?

No caso de passar o ponto comercial, a negociação pode ser feita entre locatário e interessado, mas todo processo tem de ser informado ao locador, pois sem a sua concordância o negócio não acontece, conforme prevê a Lei do Inquilinato.

Como vender um ponto comercial rápido?

Por isso, confira estas 7 dicas de ouro para vender comércio da forma mais fácil possível.
  1. 1 – Coloque os papéis em dia. ...
  2. 2 – Destaque os pontos mais positivos. ...
  3. 3 – Envolva o dono do ponto. ...
  4. 4 – Cuidado com a avaliação do preço. ...
  5. 5 – Encontre potenciais compradores. ...
  6. 6 – Se atente ao anúncio. ...
  7. 7 – Verifique a situação do contrato.

Como avaliar a venda de um ponto comercial?

Como avaliar um ponto comercial?
  1. Avalie o contrato de compra e venda do ponto comercial.
  2. Analise a adequação do ponto comercial.
  3. Licenças e regularidades.
  4. Analise a concorrência.
  5. Avalie a infraestrutura da região.
  6. Custo de ocupação.

O que se entende por ponto comercial é quem poderia exercer o direito ao ponto comercial?

Quem detém o ponto comercial é o próprio comerciante. Por isso, ele pode transferi-lo a terceiros, mediante a celebração de um contrato de compra e venda. No contrato, além das cláusulas comuns, deve existir uma descrição do ponto e dos bens corpóreos e incorpóreos que serão transferidos juntamente com ele.

Quanto tempo para desocupar ponto comercial?

30 dias Em aluguel comercial, 30 dias para despejo contam após trânsito em julgado, diz advogado. “Como amplamente divulgado, em janeiro deste ano, entrou em vigor as alterações procedidas na Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), por força da Lei 12..

Quem pode vender um ponto comercial?

No caso de passar o ponto comercial, a negociação pode ser feita entre locatário e interessado, mas todo processo tem de ser informado ao locador, pois sem a sua concordância o negócio não acontece, conforme prevê a Lei do Inquilinato.

Quem tem direito a luvas?

Direito do inquilino Inicialmente, as luvas eram cobradas pelos locadores no momento da assinatura do contrato de locação e, também, nas renovações dos vínculos. ... Ou seja, é possível a cobrança de luvas desde que o prazo do contrato permita ao locatário exercer o direito à renovação, prazo este de no mínimo cinco anos.

Como fazer um contrato de trespasse?

O trespasse é um contrato oneroso de alienação ou transferência do estabelecimento empresarial para o adquirente, sendo que, para que possa ter eficácia perante terceiros, é necessário efetuar o devido registro na Junta Comercial com a sua posterior publicação.