:

O que quer dizer Modernidade Líquida?

O que quer dizer Modernidade Líquida?

Desenvolvido pelo polonês Zygmunt Bauman, modernidade líquida é um conceito sociológico que tenta dar conta do modo como se dão as relações sociais na atualidade. ... Esse período é marcado pelas transformações nas relações sociais, econômicas e de produção desencadeadas pelo capitalismo globalizado.

Porque a sociedade e líquida?

A associação com o líquido vem do fato de que a sociedade atual seria, segundo Bauman, marcada pela liquidez, volatilidade e fluidez. As relações e acontecimentos não são feitos para durar, são rápidos, estão em constante mudança e não conservam sua forma por muito tempo.

O que seria uma sociedade sólida?

A sociedade sólida, ou seja, da modernidade clássica, sendo concreta era impregnada de certo totalitarismo, posto que seja rígida, sem resiliência e, não se adaptava às novas formas.

Qual sociólogo fala sobre cultura?

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman é um dos últimos pensadores da totalidade contemporânea. Ele reflete sobre os fatos da política, da vida e da cultura sob a perscpectiva da precariedade de valores e a metamorfose comportamental que a humanidade experimenta hoje.

Qual o significado mais simples de cultura?

Significado de Cultura Conjunto dos conhecimentos adquiridos; instrução: sujeito sem cultura. Conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas, que caracterizam uma sociedade diferenciando-a de outras: cultura inca; a cultura helenística.

O que é modernidade líquida e sólida?

A Modernidade Sólida foi marcada pelo excesso de ordem, repressão, dureza e regulação. ... O mundo, as pessoas e instituições eram todos cheios de certeza e buscavam sempre a ordem e a dureza. A Modernidade líquida para Bauman seria uma nova época de incertezas, sinais confusos, mudanças rápidas e imprevisíveis.