:

Que são artigos?

Que são artigos?

O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número. Pode ser contraído com algumas preposições e, às vezes, ter outras funções nos enunciados conforme aprenderemos a seguir.

O que é artigo e exemplos?

Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o seu número (singular ou plural) e o seu gênero (masculino ou feminino). Podem ser classificados em artigos definidos e indefinidos. Artigos definidos determinam os substantivos: o garoto. Artigos indefinidos indeterminam os substantivos: um garoto.

O que é artigo na língua portuguesa?

Artigo definido e indefinido são palavras que se antepõem aos substantivos. Eles também podem atribuir o gênero (feminino ou masculino) e o número (singular ou plural) dos substantivos.

E é um artigo?

O que é um artigo: Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Quais são os artigos na língua portuguesa?

Como classe gramatical, o artigo subdivide-se em dois grupos: → artigos definidos: o, a, os, as; → artigos indefinidos: um, uma, uns, umas. O artigo pode ser dispensado quando outro identificador – lembrando que os artigos são adjuntos adnominais – estiver explícito em uma frase.

Quais artigos definidos?

Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar.

Quais são os artigos da língua portuguesa?

Como classe gramatical, o artigo subdivide-se em dois grupos: → artigos definidos: o, a, os, as; → artigos indefinidos: um, uma, uns, umas. O artigo pode ser dispensado quando outro identificador – lembrando que os artigos são adjuntos adnominais – estiver explícito em uma frase.

Quando é artigo?

Sintetizando: o artigo se antepõe ao substantivo para determiná-lo ou particularizá-lo. Podem ser definidos ou indefinidos e dentre suas variadas funções, está a substantivação, que acontece quando o artigo assume o papel de substantivo em uma frase.

Quais são os tipos de artigos que existem?

Os artigos definidos e indefinidos são tipos de artigos. Lembre-se que os artigos são palavras que vêm antes do substantivo, determinando seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).

Como saber se o artigo está Substantivando uma palavra?

Em razão de tal ocorrência, na qual se percebe que unidades lexicais mudam de sentido, diferenciando do usual pelo simples fato de serem determinadas por um artigo, numeral ou pronome (no exemplo em questão, o determinante foi o artigo “o”), dizemos que se trata do processo de substantivação.

Qual a diferença entre os artigos definidos e indefinidos?

Os artigos definidos são: o, a, os, as. Os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.

O que é um artigo em uma frase?

Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. ... Apesar de possuir função delimitada, o artigo pode provocar diferenças significativas de sentido em uma frase.

O que é e como se classifica o artigo?

Os artigos são classificados como "Definidos" quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são "Indefinidos" quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.

Quando é obrigatório o uso do artigo?

O artigo definido só é obrigatório se o pronome possessivo estiver “sozinho” (substituindo um substantivo anteriormente citado): “Sua estratégia é melhor que a minha (estratégia)”. 4a) Antes das horas, o uso do artigo definido é obrigatório: “Trabalhamos das 8h às 20h”. A ausência do artigo altera o sentido.

Como saber o tipo do artigo?

Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).