:

Qual o nome científico de andiroba?

Qual o nome científico de andiroba?

Carapa guianensis Andiroba/Nomes científicos

Para que serve a andiroba?

A andiroba também possui propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e cicatrizantes, podendo ser utilizada no tratamento contra vermes, doenças de pele, febre e inflamações.

Qual a origem da andiroba?

Andiroba (Carapa guianensis Aubl.) é uma árvore de médio a grande porte comum no ambiente amazônico, pertencente à família Meliaceae. ... É uma planta que ocorre em toda a bacia amazônica, América Central e África.

Quantos tipos de andiroba existem?

Segundo a indústria madeireira, existem dois tipos de andiroba, relacionadas com o hábito de ocorrência e não com a espécie. A madeira vermelha vem da terra firme e é de melhor qualidade que a madeira branca, que vem de áreas alagadas.

Onde se localiza a andiroba?

É originária da América Central, América do Sul, Caribe e África tropical. No Brasil, ocorre em toda a Bacia Amazônica, principalmente em regiões de várzeas e áreas alagáveis ao longo dos igapós. Também é encontrada desde o Pará até a Paraíba.

O que que é andiroba?

Mandiroba é um distrito do município de Sebastião Laranjeiras, pertencente ao estado brasileiro da Bahia. ... É banhado pelo Rio Mandiroba que nasce nas montanhas oeste da Serra do Espinhaço, passando por Mandiroba, Assentamento Fazenda Nova, Fazenda Tabuas, dentre outras localidades, desaguando no Rio Verde.

Como é a árvore da andiroba?

A andiroba é uma árvore de dossel que pode atingir até 2m de diâmetro e 50m de altura. É uma espécie predominantemente de áreas inundadas, embora possa ser encontrada em locais secos. Seu fruto é uma cápsula globosa que se abre ao cair no chão. Figura I:Andirora (Carapa guianensis Aubl.).

Como é o pé de andiroba?

Características. Árvore de grande porte, que chega a atingir 30 metros de altura. O fuste (parte que vai do solo aos primeiros galhos) é cilíndrico e reto. A casca é grossa, tem sabor amargo e desprende-se facilmente em grandes placas, possuindo aplicação na marcenaria, na carpintaria e na medicina popular.

Como se extrai andiroba?

O processo tradicional de extração do óleo de andiroba pode ser dividido em três etapas: Coleta e seleção das sementes (Tabela 2); Preparo da massa (Tabela 3) e a Extração do óleo (Tabela 4). Nos três municípios a época da frutificação de ambas espécies ocorre, normalmente entre abril e julho.

Para que serve Carapa?

é uma espécie que apresenta grandes benefícios às populações da Amazônia, devido a sua grande utilidade na indústria madeireira, seu valor ecológico e propriedades medicinais do óleo extraído das suas sementes. Dentre outras propriedades, o óleo de andiroba serve como anti-inflamatório.

Para que é bom a casca da andiroba?

A casca é utilizada para o preparo de um chá contra febre, o qual também serve como vermífugo. Transformada em pó, trata feridas e é cicatrizante para afecções da pele.

Pode usar óleo de andiroba no cabelo?

O óleo de andiroba pode ser usado para fazer umectações e hidratações, justamente por atuar nutrindo o cabelo e hidratando-o. A ação do óleo de andiroba reduz o frizz, as pontas duplas, diminui o volume, e deixa os fios mais macios e com brilho.

Como é a fruta da andiroba?

O fruto é um ouriço, que quando maduro cai no chão libera as sementes. Cada fruto pode conter de 4 a 16 sementes que dão origem ao óleo de andiroba, utilizado para muitos fins dentre eles, o medicinal devido às suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Qual o cheiro de andiroba?

Andiroba em tupi-guarani significa gosto amargo e se refere às sementes desta árvore. Além do gosto travoso o óleo também tem um cheiro forte, o que para Aldebaram Moura, 44 anos, o aroma lembra a infância em São Miguel do Guamá, cidade do nordeste paraense, a 180 quilômetros de Belém.

Como é um pé de copaíba?

É uma planta decídua a semidecídua, heliófita, seletiva xerófita, com 5 a 15 m de altura e 20 a 60 cm de DAP (LORENZI, 2000). O tronco é cilíndrico, tortuoso e geralmente curto. A copa é densa, globosa e ramificação racemosa.

Como é extraído o óleo de andiroba?

O processo tradicional de extração do óleo de andiroba pode ser dividido em três etapas: Coleta e seleção das sementes (Tabela 2); Preparo da massa (Tabela 3) e a Extração do óleo (Tabela 4). Nos três municípios a época da frutificação de ambas espécies ocorre, normalmente entre abril e julho.