:

O que pode causar manchas roxas no corpo?

O que pode causar manchas roxas no corpo?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que a maioria das manchas roxas está relacionada a traumas provocados por pancadas e lesões, ou seja, não são graves ou indicam doenças. Quando surgem aleatoriamente, porém, podem ser indícios de alterações plaquetárias ou dos fatores de coagulação.

O que é uma equimose?

A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.

O que é equimose espontânea?

As equimoses espontâneas não são relacionadas a contusões e devem-se, em geral, a distúrbios da crase sanguínea ou a transtornos vasculares . Elas têm uma distribuição simétrica no corpo e são acompanhadas de outros sinais de transtornos hematológicos.

Como chamamos essas pequenas lesões hemorrágicas e qual sua principal causa?

Consistem em pequenas hemorragias, e se apresentam em pequenos “pontinhos” hemorrágicos, que medem cerca de 1 a 2mm. As petéquias se formam por diapedese, ou seja, não há lesão no vaso, geralmente as hemácias fluem pela parede intacta do vaso.

Quais os sintomas de equimose?

Quais são os sintomas de equimoses? O principal sintoma de equimose é uma área de descoloração da pele maior que 1 centímetro. A área também pode ser sensível e dolorosa ao toque. Suas equimoses mudam de cor e desaparecem quando seu corpo reabsorve o sangue que se acumulava sob a pele.

O que é equimose na cabeça?

Quando tomamos uma pancada, vasos sanguíneos que passam debaixo da pele se rompem e o sangue vaza. O vazamento pode gerar dois tipos de lesão: equimose (quando o sangue escorre entre os músculos e ossos) e hematoma (quando o sangue fica represado, como em uma bolsa).

O que pode causar petéquias?

As petéquias podem ser causadas por doenças infeciosas, distúrbios dos vasos sanguíneos, reações alérgicas, doenças auto-imunes ou como efeito colateral de certos medicamentos, por exemplo, sendo por isso importante perceber a causa que está na sua origem, de forma a fazer o tratamento adequado.