:

O que é o petróleo de xisto?

O que é o petróleo de xisto?

O xisto é uma camada de rocha sedimentar originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica, disseminada em seu meio mineral. Ao aquecer essa rocha obtém-se um óleo, que em seguida é refinado. O óleo do xisto refinado é idêntico ao petróleo de poço, sendo um combustível muito valorizado.

Como é encontrado o xisto?

O xisto é uma camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica disseminada em seu meio mineral. Consiste numa fonte energética não renovável. ... Atualmente, os Estados Unidos possui a maior reserva mundial de xisto, seguido pelo Brasil, Estônia, China e Rússia.

Quais são os tipos de xistos?

Existem dois tipos de xisto, o xisto betuminoso e o pirobetuminoso:
  • Xisto Betuminoso: sua matéria orgânica é um betume, isto é, uma mistura de hidrocarbonetos de massa elevada;
  • Xisto Pirobetuminoso: a sua matéria orgânica é o querogênio, que é uma combinação complexa de carbono, hidrogênio, enxofre e oxigênio.

Como tiramos o óleo de xisto?

O petróleo de xisto é extraído através de pirólise, hidrogenação ou dissolução térmica do xisto betuminoso. A pirólise da rocha é realizada numa retorta.

O quê fracionamento químico do xisto Qual é a sua composição?

A composição geral dos xistos betuminosos são constituídos de uma matriz inorgânica, betumes e querogênio. Enquanto a porção de betume do xisto betuminoso é solúvel em dissulfeto de carbono, a porção de querogênio é insolúvel em dissulfeto de carbono e pode conter ferro, vanádio, níquel, molibdênio e urânio.

Como é feito a extração do gás de xisto?

Comprimido no interior da rocha sedimentar porosa, o gás de xisto é explorado através de uma tecnologia denominada fraturamento hidráulico: uma técnica que utiliza as fraturas produzidas pela alta pressão hidráulica e introdução de água, areia e uma mistura de produtos químicos, sendo alguns tóxicos, no interior do ...

Qual a estrutura do xisto?

Granada Xisto é uma rocha metamórfica da facies Xisto Verde....Granada Xisto.
Grau Metamórfico:Médio a Alto Grau, (Fácies Xisto Verde)
Rocha Proveniente:Pelitos ou Ígneas
Estruturas:Xistosidade
Texturas:Lepidoblástica, Porfiroblástica ou Granoblástica (pode apresentar-se maciça)
Cor:Em geral, verde escuro

Quais os principais impactos ambientais causados pelo xisto?

A extração de Xisto poderia gerar até quatro vezes mais petróleo do que as reservas naturais existentes na Terra, no entanto, sua retirada pode causar poluição hídrica, contaminando lençóis freáticos, rios e lagos; emissões de gases de enxofre e risco de combustão espontânea.

Por que a exploração do xisto é uma questão ambiental que merece ser destacada?

A extração de Xisto poderia gerar até quatro vezes mais petróleo do que as reservas naturais existentes na Terra, no entanto, sua retirada pode causar poluição hídrica, contaminando lençóis freáticos, rios e lagos; emissões de gases de enxofre e risco de combustão espontânea.

Por que a extração do gás de folhelho pode ser um problema?

A contaminação de águas superficiais e subterrâneas está entre os principais impactos da exploração do gás de folhelho. Para sua extração, é utilizado o fraturamento hidráulico, a injeção de enormes quantidades de água sob pressão (15 milhões de litros por poço), com areia e sustâncias químicas.

Que tipo de rocha é o xisto?

Rocha metamórfica xisto. Rocha metamórfica caracterizada pela xistosidade. Os xistos podem provir de vários tipos de rochas, de basaltos a pelitos e também de rochas plutônicas que sofram forte hidratação junto com metamorfismo termodinâmico.

Onde é utilizado gás de xisto?

O gás de xisto é destinado principalmente ao aquecimento de casas, geração de eletricidade e aplicações diversas em fábricas.