:

Quais são os limites dos juros remuneratórios?

Quais são os limites dos juros remuneratórios?

A cobrança dos juros remuneratórios, em si, não é ilegal e, em regra, o Judiciário tem entendido que, mesmo acima de 12% (doze por cento) ao ano, não é excessiva. Todavia, considera-se desarrazoada a taxa de juros sempre que ela estiver acima da média praticada no mercado para a mesma espécie de contrato.

O que quer dizer juros remuneratórios?

Os Juros Remuneratórios de um contrato é um valor que se paga pelo cliente à instituição financeira, com o objetivo de se remunerar o dinheiro emprestado durante o período da contratação. Diferem-se, portanto, dos Juros de Mora, que é o valor cobrado pela inadimplência do pagamento daquela prestação.

Como é feito o cálculo dos juros remuneratórios?

Nesse caso, em relação para calcular esse tipo de juros, dependerá da taxa média de juros do mercado para aquela determinada transação. Além do cálculo da taxa de juros respeitar a média, aquilo que for estipulado no contrato devesse manter até na inadimplência.

O que são juros remuneratórios do cartão de crédito?

Os juros remuneratórios — também chamados de juros compensatórios — são a remuneração do empréstimo, isto é, o saldo que a instituição credora disponibiliza como forma de compensação. Esse tipo de operação é realizado em situações de empréstimo, financiamento ou crédito.

Qual é o valor dos juros legais?

°, do Código Tributário Nacional (CTN), que determina que "se a lei não dispuser de modo diverso, os juros de mora são calculados à taxa de um por cento ao mês." Assim, a taxa de juros legais seria de 1% ao mês, totalizando 12% ao ano. ... incidem no percentual de 1% ao mês (arts.

Quais impostos incidem sobre contrato de mútuo?

Tributos nos contratos de mútuo
  • 22,50% para contratos de até 180 dias ou tempo indeterminado;
  • 20% para contratos de 181 dias até 360 dias;
  • 17,50% para contratos de 361 dias até 720 dias;
  • 15% para contratos de 720 dias.

Como proceder em caso de cobrança de juros abusivos?

Como recorrer da cobrança de juros abusivos? Recorrer dos juros abusivos é uma alternativa disponível para quem já contratou as prestações com juros altos. Portanto, é possível abrir uma Ação Revisional de Juros. Com ela, o contratante do empréstimo ajusta a taxa de juros de acordo com o Banco Central.

O que é cobrança abusiva?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a cobrança abusiva é aquela em que ocorrem ameaças, constrangimento físico ou moralmente para pagar o valor.

Qual o juros do Código Civil?

Assim, com fundamento no caput do artigo 406, do Código Civil, combinado com o parágrafo primeiro do artigo 161, do Código Tributário Nacional, tornou-se corriqueira a aplicação de juros moratórios em 1% ao mês. No entanto, é importante ressaltar que o atual Código Civil não fixa os juros de mora em 1%.

Quem pode cobrar juros no Brasil?

Em primeiro lugar, qualquer pessoa pode emprestar dinheiro e cobrar juros por isso? A resposta é sim. Contanto que essa pessoa esteja emprestando o próprio dinheiro (e não de terceiros) e que esteja respeitando o limite legal de juros remuneratórios estatuído no artigo 591, do Código Civil.