:

O que causa a endometriose profunda?

O que causa a endometriose profunda?

Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das tubas uterinas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos.

O que a endometriose pode causar?

A endometriose é mais frequente do que imaginamos e pode ser a causa de dores abdominais, cólicas menstruais, TPM intensa, infertilidade, alterações do hábito intestinal, dentre outros problemas de saúde.

O que acontece se não operar a endometriose?

Ao desenvolver-se em outras partes do corpo, esse tecido causa inflamações e pode provocar dores pélvicas intensas e, em alguns casos, pode levar também à infertilidade. A endometriose é uma doença presente em cerca de 10% a 15% das mulheres, surgindo com maior frequência naquelas que ainda estão em idade reprodutiva.

Porque quem tem endometriose sente tanta dor?

A dor sentida pelas pacientes com endometriose é resultado justamente da presença do endométrio funcional em áreas em que o tecido não deveria ser encontrado.

Quando endometriose vira câncer?

Inicialmente, as duas doenças se desenvolvem de forma muito semelhante, isso é verdade. A proliferação das lesões ocorre tanto na endometriose como no câncer. Porém, não existe evidência de que a endometriose pode virar um câncer.

Quando é necessário operar a endometriose?

A cirurgia para endometriose é indicada para mulheres inférteis ou que não desejam ter filhos, já que nos casos mais graves pode ser necessário retirar os ovários ou o útero, afetando diretamente a fertilidade da mulher.