:

Como era o Rio de Janeiro em 1960?

Como era o Rio de Janeiro em 1960?

Em 1960, a cidade do Rio de Janeiro perdeu o título de Capital Federal para Brasília. Foi criado, então, o Estado da Guanabara, que possuía as terras do antigo Distrito Federal. O Estado do Rio de Janeiro continuava separado da cidade que lhe dera o nome.

Como era anos 60?

A década de 1960 caracterizou-se pelo fortalecimento dos movimentos de esquerda nos países do Ocidente, tanto no plano político, quanto no ideológico. Nessa altura há um desdobramento de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados durante os anos 50.

Como era o Rio de Janeiro na década de 70?

Foram tempos de crescente descaracterização dos bairros e de aumento dos bolsões de pobreza, identificados pelo crescimento das favelas e dos loteamentos que, sem regulamentação legal, se espalhavam por áreas distantes do Centro.

Como era o Rio de Janeiro na década de 50?

Durante as décadas de 19, ocorreu o boom imobiliário dos bairros do Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico. Os trabalhadores das obras, em grande parte procedentes da região nordeste brasileira, foram morar, em grande parte, na Favela da Rocinha, em São Conrado.

Como era o Rio de Janeiro em 1900?

Epidemias de doenças como a febre amarela assolavam os cortiços imundos da região central. O saneamento básico era precário e a população concentrava-se no Centro da cidade em condições precárias de higiene. Em 1901, foi concluída a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, após um século e meio de obras.

Como era a política na década de 60?

Os anos 60 no Brasil foram feitos de revoluções e deixaram muitas lições para a história. Foi nessa década que a ditadura militar foi instaurada, especificamente no ano de 1964. Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia.

Qual era a população do Rio de Janeiro em 1970?

Nas décadas seguintes a população carioca passou para 4,3 milhões em 1970; 5,1 milhões em 1980; 5,5 milhões em 1991; 5,9 milhões em 2000 e 6,3 milhões em 2010.

O que ocorreu na década de 50?

Os anos 50 foram marcados por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Foi a década em que começaram as transmissões de televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação. ... A década de 1950 é conhecida como o período dos "anos dourados".

Como eram as pessoas dos anos 50?

Os homens foram influenciados pelo estilo da moda colegial, inspirada no sportswear. Usavam calça, cintos e topetes bem definidos. Os anos 50 também trouxe mudanças no papel da mulher na sociedade, passando a desempenhar funções de esposa, mãe e dona de casa mais consciente e ativa.

Como era a cidade do Rio de Janeiro em 1908?

Segundo a historiadora Margarida de Souza Neves, em 1908 o escritor “Coelho Neto criava um título para a cidade modernizada: 'Cidade Maravilhosa', mais tarde aclamada como 'coração do meu Brasil' por uma marchinha famosa (hoje, o Hino Oficial da Cidade).

Como era a cidade do Rio de Janeiro em 1800?

A escolha do Rio de Janeiro, que abrigaria a família real e sua corte, seguiu critérios importantes, segundo o professor Nireu Cavalcanti: “Era a cidade brasileira mais populosa e mais importante economicamente. Possuía rica elite de comerciantes e uma indústria naval capaz de construir grandes navios.

Quais as principais mudanças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro?

As principais transformações do período foram o aumento do número de sobrados, em oposição à grande quantidade de casas térreas que marcavam o Rio de Janeiro colonial; abolição da rótulas, em 1809 pelo Intendente de Polícia, que traziam um ar sombrio a cidade; abertura de ruas; expansão da cidade para além do Campo de ...

O que mudou na cidade do Rio de Janeiro com a chegada da família real?

Pelos idos de 1808, após a chegada da família real lusitana à cidade do Rio de Janeiro, inúmeras moradias dos mais abastados sofreram transformações. Ganhavam janelas envidraçadas e jardins externos, à maneira inglesa, como pediam os costumes da época.

Como era a moda na década de 60?

A moda dos anos 60 é marcada pela minissaia, o monequini, o uso de cortes simétricos e geométricos, o vestiário unissex tem força com o jeans e as blusas sem gola, além das roupas com um estilo espacial, fluorescente e metálica. ... Nesse mesmo período, a moda unissex e andrógena se faz cada vez mais presente.

Qual era a população de Fortaleza em 1970?

873 mil Segundo o próprio IBGE, a população de Fortaleza era de 270 mil habitantes. Dez anos depois, já eram quase 515 mil, chegando a cerca de 873 mil em 1970.