:

Como é a estrutura do vírus HIV?

Como é a estrutura do vírus HIV?

Como outros retrovírus, o HIV contém um capsídeo viral, composto principalmente pela proteína p24. As proteínas p7 e p9 formam o nucleocapsídeo, associadas a duas moléculas de fita simples de RNA. Situada entre o envelope e o capsídeo está a matriz proteica, composta pela proteína p17.

Quais são as características do vírus HIV?

As principais características do vírus HIV são: Longo período de incubação até que os primeiros sintomas sejam notados; Enfraquece o sistema imunológico; Capacidade de destruir as células de defesa do organismo.

Como a replicação do vírus HIV acontece?

O HIV, através de suas glicoproteínas de superfície, adere à célula hospedeira e introduz seu material genético no citoplasma da célula. A enzima viral transcriptase reversa transforma a dupla fita de RNA viral em DNA pró-viral, que migra até o núcleo da célula hospedeira unindo-se ao seu material genético.

Qual é o envelope do vírus HIV?

O envelope é constituído por uma bicamada lipídica e contém uma proteína complexa conhecida como env. Esta proteína é constituída pelas glicoproteínas gp41, transmembrana e gp120, exposta à camada externa do envelope.

Como é a estrutura do vírus?

Sua estrutura básica é composta de dois componentes apenas: algum tipo de ácido nucléico e um envoltório feito de proteínas, chamado de capsídeo. Ao conjunto dos ácidos nucleicos com o capsídeo chamamos de nucleocapsídeo.

Em que termos bem gerais como é a estrutura de um vírus?

Estrutura do vírus De uma maneira simplificada, podemos dizer que esses organismos são formados por duas partes principais: o material genético, que normalmente é o DNA ou o RNA, raramente os dois, e uma capa proteica (capsídeo).

Como é o ciclo do vírus?

No ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria ou a célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular.

Como acontece a transcrição tradução e replicação viral?

A enzima degrada o RNA e ao mesmo tempo duplica o DNA. O DNA de fita dupla é então incorporado ao genoma celular utilizando outra enzima, a integrase viral e funciona como molde para a transcrição do mRNA.

Como são as estruturas de um vírus?

Estrutura dos vírus Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus.

Como é formado o corpo de um vírus?

Eles são formados por cápsulas proteicas, chamadas de capsídio, que envolvem o ácido nucleico, que, por sua vez, pode ser um DNA ou um RNA, com exceção de poucos vírus que apresentam os dois tipos. O conjunto do capsídio com o ácido nucleico é chamado de nucleocapsídio.

Como ocorre o ciclo lisogênico dos vírus?

No ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria ou a célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular.

Como ocorre o processo de multiplicação dos vírus?

A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

Como ocorre a transcrição viral?

Transcrição do Ácido Nucleico Viral Os vírus são agrupados em sete classes virais, de acordo com o tipo de genoma viral e sua relação com o mRNA: Classe I – Vírus dsDNA: Multiplicam-se no núcleo da célula hospedeira, utilizando enzimas transcricionais como a RNA polimerase II (pol II) celular.

Como acontece a transcrição viral?

Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase. Todo o processo ocorre no núcleo da célula.