:

O que é política monetária e quais os seus principais instrumentos?

O que é política monetária e quais os seus principais instrumentos?

A Política Monetária conta com três principais instrumentos: open market, redesconto e depósito compulsório. ... Se o Bacen compra títulos, ele expande a base monetária, colocando em circulação moeda que estava em seu poder; enquanto, se ele vende títulos, contrai a base monetária, tirando moeda de circulação.

O que é uma expansão monetária?

Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. ... Se a oferta não é toda atendida, ocorre um aumento dos preços, ou seja, aumento da inflação.

Quais as consequências de uma política monetária expansionista?

A política monetária expansionista é um modo válido para ajudar países a vencer crises e recessões. ... Uma vez que, se as autoridades exageraram em suas políticas, é possível que ocorra um aumento da inflação e que a economia entre em uma recessão ainda mais profunda.

O que é políticas monetárias não convencionais?

Política Monetária Não Convencional é um conjunto de medidas adotadas por certo país, para conter alguma crise ou reduzir danos econômicos, em uma determinada conjuntura.

Quais são as políticas monetárias não convencionais?

Políticas monetárias não convencionais (Quantitative Easing) Compra de títulos do governo (títulos públicos) ou do mercado (títulos privados) para reduzir as taxas de juros e expandir a oferta de moeda na economia (aumentar a liquidez).

O que são instrumentos de política monetária?

Instrumentos da Política Monetária é um conjunto de ferramentas utilizadas pelo Banco Central para atingir objetivos pretendidos pela política monetária. Entre esses objetivos pode estar o controle inflacionário, ponto considerado como muito importante na economia do país.

Qual é o órgão responsável pela execução da política monetária?

É o Banco Central o responsável por manter a inflação estável, próxima da meta estipulada pelo CMN, o Conselho Monetário Nacional. Para alcançar esse objetivo, ele executa a política monetária do Brasil, colocando ou retirando moeda de circulação do mercado. O BACEN também usa a taxa SELIC para controlar a inflação.

O que é expansão e contração monetária?

A Expansão Monetária no Contexto Atual do Brasil. A Política Monetária, nada mais é do que um conjunto de medidas que o governo adota e que visa o controle da oferta da sua moeda na economia. ... O Banco Central pode tomar dois caminhos ao adotar determinada política monetária, o de expansão ou o de contração monetária.

São políticas monetárias expansionistas?

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

Como funciona a política monetária expansionista?

Para controlar a oferta da moeda em circulação no país, o Governo adota uma política monetária restritiva ou expansionista. A ideia é ter um recurso que possa manter a inflação em equilíbrio. ... Esse índice, junto à inflação, pode ser utilizado tanto para estimular como para desestimular a economia.

O que são políticas monetárias convencionais e Não-convencionais?

A política monetária não convencional é uma estratégia que pode ser utilizada por um governo para atuar de maneira ativa na economia, reduzindo assim os efeitos de um período econômico negativo. ... Sob certas óticas, sem uma atuação ativa do governo os resultados seriam ainda piores.

Quais são os tipos de política monetária?

Basicamente, há dois tipos de política monetária, com medidas e objetivos diferentes, que são a política expansiva e a restritiva.

Quais os principais instrumentos de política monetária no Brasil?

Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário.

Qual a principal ferramenta da política monetária?

Segundo o BC, o principal instrumento de política monetária é a Taxa Selic, que é definida pelo Copom. Sendo a taxa de juros básica da economia, ela afeta diretamente outras taxas, como os juros cobrados pelos bancos.

Quais as 3 autoridades monetárias no Brasil e suas funções?

Além do Banco Central, contamos com mais uma autoridade monetária: o Conselho Monetário Nacional - CMN, que foi instituído pela mesma lei que criou o BC. Esse conselho é composto por três membros: o ministro da Economia, o presidente do BC e o secretário especial de Fazenda.

Quais são os instrumentos de política monetária?

Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário.

É exemplo de política monetária expansionista?

Aqui vão alguns exemplos de medidas popularmente adotadas na política expansionista: Política monetária expansionista: redução da taxa básica de juros, do recolhimento compulsório e da taxa de redesconto; ... Política fiscal expansionista: redução de tributos, aumento dos gastos governamentais (como os investimentos) etc.

São exemplos de políticas monetárias contracionistas?

Aqui vão alguns exemplos de medidas popularmente adotadas na política contracionista:
  • Política monetária contracionista: elevação da taxa básica de juros, do recolhimento compulsório e da taxa de redesconto;
  • Política cambial contracionista: compra de moeda estrangeira pelo Banco Central;