:

O que é o Broncograma aéreo?

O que é o Broncograma aéreo?

Broncograma aéreo geralmente é visto em pneumonia, situação onde os espaços alveolares ao redor dos brônquios são preenchidos por secreção e formam esse contraste entre as densidades ar e água (seta), mas também pode ser encontrado no edema pulmonar, nos infartos pulmonares e em algumas lesões pulmonares crônicas.

O que é sinal de Golden?

Em medicina, o sinal do S de Golden é um sinal visto no imageamento do tórax que sugere uma massa central no pulmão ou colapso do pulmão.

O que significa sinal da silhueta?

3. Sinal da silhueta. Quais são as características desse sinal? Indica perda da definição da borda ou margem de uma estrutura (“perda da silhueta”) que está em contato com opacidade de atenuação semelhante, ou seja, as porções do tórax são quase da mesma densidade radiológica.

O que é o sinal do menisco?

O achado radiográfico principal é a presença de derrame pleural, usualmente unilateral, mas quando bilateral é subs- tancialmente maior do lado infectado. Quando o empiema não é encistado apresenta-se como derrame estéril, com o sinal de menisco e se desloca com a mudança do decúbito.

O que é padrão alveolar?

Um termo aceitável, preferível a outros sinônimos (especialmente), “padrão alveolar” é um descritor não apropriado. Opacidade (radiologia) Imagem que se distingue, pelo menos parcialmente, das estruturas que a circundam ou se superpõem, por apresentar maior densidade.

O que significa opacidade pulmonar?

Opacidade em vidro fosco, ou atenuação em vidro fosco, é um aspecto descrito na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dos pulmões, no qual ocorre aumento do coeficiente de atenuação do parênquima, com preservação das marcas broncovasculares(1,2).

O que são sinais radiológicos?

Os sinais radiológicos são anormalidades clássicas e distintivas, características de um grupo de patologias semelhantes, que foram descritos para imagens de radiografia ou de tomografia computadorizada (TC).

O que pode ser vidro fosco no pulmão?

Pode corresponder a comprometimento intersticial ou alveolar, na fase aguda ou crônica de doenças inflamatórias, tumorais ou infecciosas dos pulmões, ou mesmo surgir como artefato.

O que é sinal Radiologico?

Os sinais radiológicos são anormalidades clássicas e distintivas, características de um grupo de patologias semelhantes, que foram descritos para imagens de radiografia ou de tomografia computadorizada (TC).

O que é sinal de Rigler?

Sinal de Rigler e pneumoperitônio. O sinal de Rigler é a visualização de parede gástrica ou intestinal pela presença de gás na cavidade peritonial (pneumoperitônio) e no interior da alça, usualmente dilatada.

O que é sinal de vela?

sinal da vela: É a resposta. É um achado normal em crianças até 5 anos e decorre de um formato peculiar do timo, que apresenta uma configuração triangular da silhueta mediastinal superior, sendo mais comum à direita.

Como o derrame pleural aparece na radiografia?

O derrame pleural pode ser identificado mais precocemente na radiografia em perfil, capaz de detectar derrames de volumes menores (cerca de 50 ml). Há a obliteração do seio costofrênico posterior e desaparecimento da cúpula diafragmática correspondente ao hemitórax em que há o derrame.

O que é padrão bronquial?

A avaliação de campos pulmonares, brônquios e vasos definem os padrões pulmonares, que são: - Padrão pulmonar bronquial: aumento de radiopacidade de brônquios que, quando vistos em corte transversal, são chamados, por semelhança da imagem, de “rosquinhas” e, em corte longitudinal, têm aspecto de “linha de trem”.

O que é padrão reticular?

O padrão reticular é composto por espessamentos septais, bandas (estrias) e opacidades lineares.

O que quer dizer opacidades?

Qualidade do que é opaco. 2. Sombra; escuridão.

O que é opacidade na radiografia?

Opacidade1,3: termo genérico e inespecífico que indica qualquer imagem que atenua o feixe de raios-X tornando a imagem radiográfica mais opa- ca (“branca”). Quando não é possível caracterizar uma opacidade como alveolar,intersticial ou de ou- tro tipo, utilizamos o termo genérico de opacidade.

Quais são os sinais radiológicos clássicos no pneumotórax?

Os sintomas clássicos do Pneumotórax espontâneo primário são o aparecimento súbito de dispneia e a dor torácica pleurítica ipsilateral, que, caracteristicamente, ocorrem quando o paciente se apresenta em repouso.

O que é vidro fosco em tomografia?

A opacidade em vidro fosco é uma alteração muito frequente e pouco específica na tomografia computadorizada de tórax.

O que é pulmão vidro fosco Covid?

A pesquisa mostrou que quase todas as pessoas com consequências graves relacionadas à COVID-19 apresentam pneumonia. Para avaliá-las foi realizada uma tomografia (TC) de tórax, que mostrou opacidades em vidro fosco bilaterais, com ou sem consolidação, e com predileção do lobo inferior em todos os pacientes.

O que é sinal de Chilaiditi?

Denomina-se síndrome de Chilaiditi a interposição temporária ou permanente do cólon ou intestino delgado no espaço hepatodiafragmático, causando sintomas. A apresentação isolada e assintomática é conhecida como sinal de Chilaiditi.