:

Quantas páginas tem a Apologia de Sócrates?

Quantas páginas tem a Apologia de Sócrates?

Características
AcabamentoBrochura
Produto DigitalNão
IdiomaPortuguês
Número da ediçãoEdição de bolso
Número de Páginas144

Como a filosofia tradicional se configura na obra Apologia de Sócrates?

Na apologia (defesa), Sócrates se recusa a apresentar uma defesa tradicional, isto é, apelativa, emotiva, fortemente enviesada por retórica para simplesmente ser inocentado diante do júri ateniense sob a alegação de não perder a dignidade que lhe resta.

Qual o principal problema abordado por Sócrates na apologia?

A defesa de Sócrates Perante o que discutiu com o adversário, o pensador reflete sobre a verdadeira raiz do problema: o ódio que tem sido alimentado por ele: "a calúnia e a insídia do povo". Apesar disso, afirma que não se envergonha dos seus atos, já que cumpre o desejo dos deuses.

Qual é a narrativa do texto Apologia de Sócrates?

A Apologia de Sócrates é uma obra de Platão que narra o julgamento e a condenação de seu mestre, Sócrates, no ano de 399 a.C., quando é condenado à morte.

Quais foram as acusações realizadas contra Sócrates?

Sócrates foi acusado de não aceitar os deuses da cidade, introduzindo novos cultos, e também de corromper a juventude: crimes a serem punidos com a morte por meio da ingestão de cicuta.

Qual foi a sentença de Sócrates?

Em 399 a.C, em uma cela de prisão na cidade de Atenas, Sócrates acompanhado de seu discípulos, era finalmente sentenciado por seus crimes, a beber veneno feito da cicuta.

Qual o enigma que Meleto propõe a Sócrates?

Usando seu método socrático característico, Sócrates faz Meleto parecer um tolo inarticulado. Ele diz que Sócrates corrompe os jovens, e Sócrates é o único a fazê-lo, mas ele não pode fornecer um motivo para Sócrates fazer tal coisa.

O que motivou a pena de morte proferida a Sócrates?

Isso tem tudo haver com a condenação, Sócrates(469-399 a. C.) foi perseguido e sentenciado à morte, por acusações de não reconhecer os deuses do povo ateniense e de doutrinar, ou melhor, corromper os jovens dessa cidade.

Qual foi o motivo da condenação de Sócrates e como foi a sua morte?

Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.

Qual foi a sentença de morte de Sócrates?

Por perturbar a ordem vigente, esse foi o real motivo da condenação e da sentença de Sócrates. Em 399 a.C., o filósofo recebeu o cálice contendo cicuta, o veneno utilizado para sua execução. Ele mesmo bebeu o conteúdo do cálice e, poucos minutos depois, morreu.

Qual foi a frase que Sócrates disse antes de morrer?

Morte. Mas eis a hora de partir: eu para a morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo, ninguém o sabe, exceto os deuses.

Qual o nome do Deus que afirma ser Sócrates a pessoa mais inteligente do mundo ao qual Sócrates apela quando está sendo julgado em Atenas?

A resposta era dada através da Pitonisa (sim, o Oráculo era uma mulher) em nome do deus Apolo.

Qual é a frase de Sócrates?

Frases de Sócrates “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

Quais foram as duas razões que levaram Sócrates a pena de morte segundo a Assembleia?

De qualquer modo, segundo o relato de Platão, que se tornou canônico na história da filosofia, Sócrates foi condenado à morte acusado de dois crimes: a corrupção da juventude, isto é, a influência negativa sobre os jovens da época, e a impiedade, ou seja, a descrença em relação aos deuses da cidade.

Por que Sócrates foi acusado de corromper os jovens?

Ele instigava os jovens a pensar, a questionar todos os preceitos morais e a julgar todas as condutas que a vida adulta iria lhes impor. O pensador de outrora realmente corrompia a juventude, já que ela estava embutida numa moralidade de submissão social a toda a autoridade e a uma concordância social.

Por que Sócrates foi condenado à morte?

399 a.C. Sócrates/Data de falecimento

O que podemos aprender com Sócrates?

Sócrates alterou a história da filosofia ao oferecer à mesma um caráter prático e ético, concentrando-se em abordar maneiras através das quais podemos aprimorar as nossas vidas e nos tornar mais felizes e satisfeitos.

Qual foi a causa da morte de Sócrates?

Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta.

O que é a morte para Sócrates?

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?” (PLATÃO, 1980, p.

Qual foi a frase mais famosa de Sócrates?

Só sei que nada sei 1. "Só sei que nada sei". Essa é uma das frases mais famosas de Sócrates. O filósofo, ao reconhecer que não tem conhecimento sobre a vida, abre um caminho para buscar respostas.