:

Quem paga as grávidas afastadas?

Quem paga as grávidas afastadas?

ConJur - Remuneração de gestantes afastadas é salário-maternidade, diz TRF-4.

Como funciona a Lei para gestante?

Como funciona a Lei das grávidas aprovada por Bolsonaro A Lei das grávidas do Bolsonaro, número 14.151, estabelece o afastamento das atividades de trabalho presencial das mulheres grávidas durante a pandemia. A funcionária deve ser encaminhada para o teletrabalho sem nenhuma perda salarial.

Estou grávida posso continuar trabalhando?

O Projeto de Lei 3932/20 torna obrigatório o afastamento da gestante do trabalho presencial enquanto estiver vigente o estado de calamidade pública reconhecido pelo Congresso Nacional em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Quanto tempo uma gestante pode ficar afastada do trabalho?

A empregada gestante não pode ser dispensada, pois goza de garantia de emprego desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.

Como vai funcionar o afastamento das gestantes?

O direito se encontra na lei 14.151, em vigor desde o último dia 12 de maio, que diz: Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Como funciona o afastamento da gestante na pandemia?

A norma foi enfática ao afirmar que a gestante não pode continuar suas atividades no ambiente da empresa, devendo ser afastada sem prejuízo de sua remuneração. O afastamento não implica em desoneração das responsabilidades da empregada, devendo esta se manter à disposição da empresa em esquema de teletrabalho.

Estou grávida e fui mandada embora mas não quero voltar a trabalhar tenho direito a indenização?

Fui demitida grávida e não quero voltar Antigamente, a Súmula 244 do TST, dizia que a empregada gestante tinha direito apenas à indenização, e não à estabilidade. Depois da promulgação da Constituição, é que o Tribunal Superior reconheceu o direito à reintegração, desde que ainda esteja dentro do prazo de estabilidade.

Como calcular indenização de gestante?

O marco inicial da indenização devida à empregada gestante é a data da dispensa, ainda que comprovado o desconhecimento do empregador quanto à gestação.” Então, se a empregada gestante foi demitida com 3 meses de gestação, deverá ser indenizada em 11 meses (6 meses para o parto + 5 meses após o parto).