:

Qual o nome do aglomerado de galáxias?

Qual o nome do aglomerado de galáxias?

Aglomerados de galáxias notáveis no Universo relativamente próximo incluem os Aglomerados de Virgem, Fornax, Hércules e Coma Berenices. Um agregado muito grande de galáxias conhecido como o Grande Atrator, dominado pelo Aglomerado do Esquadro, tem massa suficiente para afetar a expansão local do Universo.

Quais são as galáxias do Grupo Local?

O Grupo Local é a concentração de galáxias à qual pertence a nossa Galáxia. São umas 30 galáxias ao todo, sendo que as maiores são a Via-Láctea e a galáxia de Andrômeda. Em torno de cada uma dessas duas orbitam várias galáxias satélites.

O que difere basicamente um grupo de um aglomerado de galáxias?

Os aglomerados mais ricos apresentam geralmente uma estrutura mais regular e simetricamente esférica. Os aglomerados com menor número de galáxias são mais irregulares, muitas vezes apresentando uma distribuição de galáxias achatada.

Qual é o tipo morfológico mais comum em aglomerados de galáxias?

As maiores elípticas têm diâmetros de milhões de anos-luz, ao passo que as menores têm somente poucos milhares de anos-luz em diâmetro. As elípticas gigantes, que têm massas de até 10 trilhões de massas solares, são raras, mas as elípticas anãs são o tipo mais comum de galáxias.

Quantas galáxias existem no Grupo Local?

O Grupo Local é o grupo composto por mais de 54 galáxias que inclui nossa Galáxia, a Via Láctea, sendo a maioria delas galáxias anãs, com o centro gravitacional localizado entre a Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda.

Quais as três maiores galáxias do Grupo Local?

galáxia de Andrômeda M31 é a maior galáxia do Grupo Local, seguida pela nossa Via Láctea, também uma galáxia espiral. Os três maiores membros do Grupo Local são, em ordem decrescente de massa, a galáxia de Andrômeda, cujo número no catálogo Messier é 31, daí o seu nome M31, a Via Láctea, e a galáxia 33 do catálogo Messier, ou, M33.

O que é uma galáxia como elas se classificam?

Segundo suas formas, as galáxias podem ser divididas em 3 classes: Galáxias elípticas (Classe E) Galáxias espirais (Classe S) Galáxias Irregulares (Classe I)

Qual é a definição das galáxias?

EIXO PRINCIPAL. Definição de galáxia As galáxias são gigantescos sistemas formados por bilhões de estrelas. Algumas contêm grande quantidade de gás e poeira , formando estruturas de braços espirais, onde novas estrelas são formadas . O diâmetro típico das galáxias, como a nossa Via-Láctea, é de 100.000 Anos Luz .

O que são aglomerações de estrelas?

Aglomerados estelares ou nuvens estelares são grupos de estrelas, dos quais se definem dois tipos: aglomerados globulares são grupos concentrados de centenas ou milhares de estrelas muito velhas que são gravitacionalmente ligadas, enquanto aglomerados abertos são grupos mais dispersos de estrelas, geralmente contendo ...

Qual é a temperatura típica do gás tênue distribuído entre as galáxias de um aglomerado?

Por outro lado, este gás tem uma temperatura muito elevada, da ordem de 10 milhões de graus centígrados, podendo mesmo atingir 100 milhões de graus nos aglomerados mais ricos. Devido a esta alta temperatura o gás está completamente ionizado, isto é, os elétrons não estão ligados aos átomos.

O que são aglomerados e superaglomerados de galáxias?

A existência de superaglomerados indica que as galáxias no Universo não estão uniformemente distribuídas, mas que a maioria delas se organiza em grupos e aglomerados, cada grupo contendo cerca de 50 galáxias e cada aglomerado, vários milhares.

Quais são os tipos de galáxias propostas por Hubble?

As galáxias diferem bastante entre si, mas a grande maioria têm formas mais ou menos regulares quando observadas em projeção contra o céu; Hubble identificou três tipos básicos: elípticas, espirais e irregulares. As espirais se subdividem em dois tipos: espirais ordinárias e espirais baradas.